Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 25 de janeiro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Economia brasileira cresceu cerca de 4% no 1º trimestre

16 Abr 2011 - 09h26Por R7
O PIB (Produto Interno Bruto, que é a soma das riquezas do país) brasileiro cresceu "quatro, quatro e pouco por cento" no primeiro trimestre de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado, afirmou nesta sexta-feira (15) o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

- A economia já está desacelerando. No primeiro trimestre, eu acredito que será algo como quatro, quatro e pouco por cento anualizado. Significa que [a economia] já se ajustou a um ritmo de crescimento adequado, que é aquele que nós pretendemos alcançar ao longo do ano.

A declaração vem dias antes da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que decide na próxima quarta-feira (20) o rumo da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 11,75%. A expectativa de analistas é de uma nova alta para 12% ou 12,25%.

Segundo o ministro, o preço da gasolina não vai subir no Brasil este mês, mas o assunto pode ser revisto, caso persistam os aumentos do petróleo no mercado internacional.

As declarações de Mantega foram feitas após uma reunião com representantes de membros do G20 (grupo dos 20 países mais ricos do mundo), na qual foram discutidos mecanismos para corrigir desequilíbrios globais.

O G20 entrou em acordo nesta sexta-feira sobre uma maneira de mensurar riscos potenciais à economia global provocados por políticas econômicas nacionais, como parte de um plano para evitar nova crise econômica global como a observada em 2007-2009.

 

Mantega disse ter proposto no encontro a homogeneização do sistema cambial, de modo que todos passassem a adotar o câmbio flutuante.

- É claro que não precisa ser puro. Você pode estabelecer limites de flutuação diária. Provavelmente, teria que tomar menos medidas de controle de capitais.

A proposta implicaria que a China também teria que adotar o câmbio flutuante. De acordo com Mantega, os representantes chineses não esboçaram uma reação negativa à proposta, o que ele considerou positivo.

Outra proposta brasileira ao G20 foi a adoção de mais medidas macroprudenciais para combater o excesso de dinheiro no mercado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro