Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
BALANÇO DA PIRACEMA

Durante a Piracema, PMA apreendeu 984 kg de pescado no rios de MS

Foi a menor quantidade de peixes apreendidos desde 1998

2 Mar 2011 - 06h25Por PMA

O período de reprodução dos peixes nos rios de Mato Grosso do Sul, a Piracema, terminou nesta terça-feira (1º) e a pesca está liberada. Desde o dia 5 de novembro, quando a Polícia Militar Ambiental (PMA) começou a fiscalização da Piracema no Estado, foram apreendidos 984 quilos de pescado, a menor quantidade de peixes desde 1998, ano em que começou a contabilização das apreensões.

Apesar do número baixo de pescado apreendido, 69 pessoas foram presas praticando pesca ilegal. Segundo a PMA, os números se devem, principalmente, à estratégia adotada nas últimas Piracemas, de concentrar a fiscalização em pontos críticos, ou seja, cachoeiras e corredeiras. Além disso, grande parte dos pescadores foi presa no momento em que armavam os petrechos de pesca.

Comparando com a última Piracema, os números caíram. No período 2009/2010, foram apreendidos 1.790 quilos de pescado e 98 pessoas foram presas.

Outros números

Os policiais ambientais aplicaram, durante a Piracema, R$ 101.590 em multas aos pescadores infratores. Foram apreendidos 957 anzóis de galho, 103 redes, 44 tarrafas, nove barcos, 50 carretilhas/molinetes, 35 caniços, uma canoa, 35 espinhéis, sete freezers/caixas isotérmicas, 1.500 iscas, nove motores de popa e 17 veículos.

Alerta

As pessoas que praticarão a pesca devem cumprir as leis, pois, mesmo com a pesca aberta, várias atitudes continuam sendo crimes, inclusive, com as mesmas penas de pescar em período de piracema. Por exemplo: pescar com petrechos ou com método de pesca proibidos, em quantidade superior à permitida, ou em local proibido e capturar pescado com tamanho inferior ao permitido.

Tantos os pescadores amadores quanto os profissionais devem retirar uma carteira emitida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, mesmo para pescar apenas um dia do ano.

Em Mato Grosso do Sul, a pesca é proibida permanentemente em vários rios e, em alguns trechos, é liberada apenas na modalidade pesque-solte.

Rios onde é proibida a pesca de qualquer natureza (menos a científica autorizada): - Rio Salobra - Município de Miranda e Bodoquena (neste rio a navegação é permitida somente com motor de 4 tempos, de potência até 15 hp). - Córrego Azul - Município de Bodoquena. - Rio da Prata - Município de Bonito e Jardim. - Rio Nioaque - Município de Nioaque e Anastácio. – Obs.: A pesca amadora e a pesca profissional não é permitida a menos de 200 metros a montante ou a jusante das barragens, corredeiras, cachoeiras e escadas de peixe.

Rios e trechos de rios em que é permitida a pesca na modalidade pesque-solte: - Rio Negro - Trecho situado na confluência do Rio Negro com o Córrego Lajeado, localizado próximo à cidade de Rio Negro até o brejo existente no limite oeste da Fazenda Fazendinha, no município de Aquidauana. - Rio Perdido - Em toda sua extensão, compreendendo os municípiois de Bonito, Jardim, Caracol e Porto Murtinho. - Rio Abobral, Em toda sua extensão. - Rio Negro - Trecho situado na confluência do Rio Negro com o Córrego Lajeado, localizado próximo à cidade de Rio Negro até o brejo existente no limite oeste da Fazenda Fazendinha, no município de Aquidauana. - Rio Perdido - Em toda sua extensão, compreendendo os municípiois de Bonito, Jardim, Caracol e Porto Murtinho.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Policial
Criança de fralda que caminhava na BR-153 é resgatada pela PRF