Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Dunga faz sua primeira convocação da seleção brasileira

1 Ago 2006 - 08h48

Vai ser a sua primeira convocação. E, se resistir até a Copa de 2010, Dunga será o técnico da seleção brasileira que por mais tempo vai botar a cara para bater por suas escolhas. Hoje, às 11h, no Rio, o treinador chama os atletas para o amistoso contra a Noruega, no dia 16.

Isso acontece um mês depois da eliminação na Copa da Alemanha diante da França. Se sobreviver até o Mundial da África do Sul, o ex-volante será o treinador com mais tempo entre sua primeira convocação e a derradeira no ciclo entre duas Copas do Mundo.

Convocação mais precoce que a de hoje após um Mundial só a ocorrida depois da edição de 1930. Píndaro de Carvalho formou um grupo para três amistosos menos de dez dias depois da eliminação no Uruguaio. No ano seguinte, ele já não estava no cargo.

Nos cinco títulos mundiais brasileiros, os técnicos campeões fizeram sua primeira chamada com menos antecedência --Zagallo, em 1970, e Scolari, em 2002, estrearam com menos de um ano para as Copas que ganharam.

E não vai ser fácil o novo treinador agradar aos críticos. A começar pelas dificuldades que terá para formar a equipe. A lista que será anunciada hoje em um hotel carioca será dividida entre jogadores que atuam no Brasil e no exterior. Só que ambos os grupos devem estar desfalcados.

Gente que dá os primeiros passos na nova temporada européia, como Ronaldinho e Kaká, devem ser poupados. Ronaldo, em recuperação de cirurgia no joelho, também está fora. O técnico diz que a CBF não é obrigada a convocar esses jogadores por força de contrato para o desafio com a Noruega, país que o Brasil nunca venceu.

Antes de chamar jogadores de Inter e São Paulo, que podem estar disputando a final da Libertadores na data do jogo contra a Noruega, Dunga promete conversar com os treinadores dos dois times --o que abre caminho para a lista completa não ser anunciada hoje.

E quem for lembrado não deve comemorar muito. Isso porque quem foi chamado logo de cara por um técnico sem experiência alguma para a seleção brasileira depois de um fracasso numa Copa, caso de Dunga, quebrou a cara. Dos 18 eleitos por Falcão em 1990 para o amistoso contra a Espanha, seu primeiro desafio no cargo, só três (Leonardo, Márcio Santos e Cafu) sobreviveram até o Mundial de 1994. Entre os esquecidos, nomes inusitados, como o lateral Gil Baiano e o atacante Paulo Egídio.

 

 

Folha Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho