Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Duas indústrias de MS estão na final do Prêmio CNI 2009

30 Out 2009 - 10h22Por Fátima News, com Assessoria

Projemix Reciclagem e Nastek Indústria e Tecnologia concorrem nas categorias Desenvolvimento Sustentável e Inovação e Produtividade, respectivamente

 

 

 

Transformar em telhas e blocos de concreto os resíduos de demolições e de obras da construção civil e possibilitar a comunicação móvel de dados via rádio VHF são os projetos das duas empresas sul-mato-grossenses Projemix Reciclagem e Nastek Indústria e Tecnologia, ambas de Campo Grande, finalistas nas categorias “Desenvolvimento Sustentável” e “Inovação e Produtividade”, respectivamente, do Prêmio CNI 2009.

 

 

Os ganhadores serão conhecidos no próximo dia 17 de novembro, em Brasília (DF), quando a CNI vai entregar troféus para as micro, pequenas, médias e grandes empresas de todos os segmentos industriais que apresentaram projetos nas categorias “Desenvolvimento Sustentável”, “Design” e “Inovação e Produtividade”.

 

 

Na modalidade Micro e Pequena Empresa, categoria “Desenvolvimento Sustentável”, a Projemix Reciclagem concorre com o projeto “Verde Vida – Um compromisso com a Humanidade”. De acordo com o diretor Anagildes Caetano de Oliveira, o projeto consiste em reaproveitar resíduo de demolições e de obras de construção civil para transformar em telhas e blocos de concreto.

 

 

A empresa recebe por mês cerca de 200 caminhões de resíduos, que equivalem a cerca de mil toneladas de material utilizado para a produção de 80 mil telhas e 160 mil blocos por mês. “Essa é a nossa forma de produzir, gerar empregos e promover a sustentabilidade. Hoje, 90% da matéria-prima utilizada em cada produto é reciclado”, ressaltou Anagildes de Oliveira.

 

 

Ele reforça que, além de retirar esses dejetos do meio ambiente, ainda proporciona ao consumidor um produto de qualidade e que custa bem mais barato. “Uma construtora que utilizar essa linha da Projemix consegue uma economia de até 30% no custo da produção em relação ao uso dos materiais convencionais”, disse.

 

 

Para o próximo ano, a meta é ampliar ainda mais a produção, retirando quantidades ainda maiores de resíduos do meio ambiente. “Para o primeiro trimestre de 2010 projetamos uma produção mensal de 450 mil telhas e 300 mil blocos”, informou o diretor, declarando que o Prêmio CNI representa o reconhecimento público dos esforços da empresa. “Esse projeto é de extrema importância para todos nós porque preserva o meio ambiente, o mundo inteiro precisa disso, precisa aprender a produzir respeitando o meio ambiente e preservando as matérias-primas naturais”, disse.

 

 

Outra finalista

 

 

A outra representante sul-mato-grossense é a Nastek Indústria e Tecnologia, que concorre na modalidade Média e Grande Indústria, categoria Inovação e Produtividade, com o projeto SDM (Sistema de Despacho Móvel), que é um sistema de comunicação móvel de dados via rádio VHF. De acordo com o empresário José Wanderley Scucuglia, a empresa adotou como estratégia a inovação para suprir um gargalo tecnológico e possibilitar a utilização das plantas de rádios analógicas já instaladas nas companhias para comunicação confiável de dados.

 

 

O produto alavancou a empresa de energia elétrica quadruplicando seu faturamento ano a ano e, a partir de 2010, a expectativa é exportar o SDM, que nasceu na contramão do mercado e é um case de sucesso que demonstra o poder da inovação. “Foi utilizado inclusive no Haiti pelo Exército do Brasil na missão de paz da ONU”, completou José Scucuglia, ressaltando que a Nastek tem hoje 30 funcionários, trabalha no desenvolvimento e produção de soluções inovadoras em produtos e sistemas dedicados à automação de processos e serviços em diversas áreas de aplicação.

 

 

“Usamos a inovação para fazer nosso mercado, ou seja, nós criamos a demanda de mercado através da inovação. A empresa desenvolve produtos por gargalos criando a sua demanda”, pontuou o dono da Nastek, informando que em três anos de atuação a empresa já desenvolveu e colocou no mercado dois produtos e 16 novos estão em andamento.

 

 

O prêmio

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho