Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 27 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Duas indústrias de MS estão na final do Prêmio CNI 2009

30 Out 2009 - 10h22Por Fátima News, com Assessoria

Projemix Reciclagem e Nastek Indústria e Tecnologia concorrem nas categorias Desenvolvimento Sustentável e Inovação e Produtividade, respectivamente

 

 

 

Transformar em telhas e blocos de concreto os resíduos de demolições e de obras da construção civil e possibilitar a comunicação móvel de dados via rádio VHF são os projetos das duas empresas sul-mato-grossenses Projemix Reciclagem e Nastek Indústria e Tecnologia, ambas de Campo Grande, finalistas nas categorias “Desenvolvimento Sustentável” e “Inovação e Produtividade”, respectivamente, do Prêmio CNI 2009.

 

 

Os ganhadores serão conhecidos no próximo dia 17 de novembro, em Brasília (DF), quando a CNI vai entregar troféus para as micro, pequenas, médias e grandes empresas de todos os segmentos industriais que apresentaram projetos nas categorias “Desenvolvimento Sustentável”, “Design” e “Inovação e Produtividade”.

 

 

Na modalidade Micro e Pequena Empresa, categoria “Desenvolvimento Sustentável”, a Projemix Reciclagem concorre com o projeto “Verde Vida – Um compromisso com a Humanidade”. De acordo com o diretor Anagildes Caetano de Oliveira, o projeto consiste em reaproveitar resíduo de demolições e de obras de construção civil para transformar em telhas e blocos de concreto.

 

 

A empresa recebe por mês cerca de 200 caminhões de resíduos, que equivalem a cerca de mil toneladas de material utilizado para a produção de 80 mil telhas e 160 mil blocos por mês. “Essa é a nossa forma de produzir, gerar empregos e promover a sustentabilidade. Hoje, 90% da matéria-prima utilizada em cada produto é reciclado”, ressaltou Anagildes de Oliveira.

 

 

Ele reforça que, além de retirar esses dejetos do meio ambiente, ainda proporciona ao consumidor um produto de qualidade e que custa bem mais barato. “Uma construtora que utilizar essa linha da Projemix consegue uma economia de até 30% no custo da produção em relação ao uso dos materiais convencionais”, disse.

 

 

Para o próximo ano, a meta é ampliar ainda mais a produção, retirando quantidades ainda maiores de resíduos do meio ambiente. “Para o primeiro trimestre de 2010 projetamos uma produção mensal de 450 mil telhas e 300 mil blocos”, informou o diretor, declarando que o Prêmio CNI representa o reconhecimento público dos esforços da empresa. “Esse projeto é de extrema importância para todos nós porque preserva o meio ambiente, o mundo inteiro precisa disso, precisa aprender a produzir respeitando o meio ambiente e preservando as matérias-primas naturais”, disse.

 

 

Outra finalista

 

 

A outra representante sul-mato-grossense é a Nastek Indústria e Tecnologia, que concorre na modalidade Média e Grande Indústria, categoria Inovação e Produtividade, com o projeto SDM (Sistema de Despacho Móvel), que é um sistema de comunicação móvel de dados via rádio VHF. De acordo com o empresário José Wanderley Scucuglia, a empresa adotou como estratégia a inovação para suprir um gargalo tecnológico e possibilitar a utilização das plantas de rádios analógicas já instaladas nas companhias para comunicação confiável de dados.

 

 

O produto alavancou a empresa de energia elétrica quadruplicando seu faturamento ano a ano e, a partir de 2010, a expectativa é exportar o SDM, que nasceu na contramão do mercado e é um case de sucesso que demonstra o poder da inovação. “Foi utilizado inclusive no Haiti pelo Exército do Brasil na missão de paz da ONU”, completou José Scucuglia, ressaltando que a Nastek tem hoje 30 funcionários, trabalha no desenvolvimento e produção de soluções inovadoras em produtos e sistemas dedicados à automação de processos e serviços em diversas áreas de aplicação.

 

 

“Usamos a inovação para fazer nosso mercado, ou seja, nós criamos a demanda de mercado através da inovação. A empresa desenvolve produtos por gargalos criando a sua demanda”, pontuou o dono da Nastek, informando que em três anos de atuação a empresa já desenvolveu e colocou no mercado dois produtos e 16 novos estão em andamento.

 

 

O prêmio

 

 

Leia Também

SUBINDO
Brasil em 24 horas, foram registradas 487 mortes por Covid 19 e 183.722 novos casos registrados
joao 5 39 examinais as escrituras 2_3 LIÇÕES DA BIBLIA
Quanto Falta para o Fim do Mundo?
TRAGÉDIA NA IGREJA
Confusão em culto termina com pastor e jovem mortos, 4 baleados e casa incendiada
SOB INVESTIGAÇÃO
Lutador é executado com 12 tiros, sua esposa esta grávida
SEU DINHEIRO
Qualquer cidadão pode consultar se tem valores a receber de instituições financeiras; saiba como
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 259 mortes e 83,3 mil novos casos
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Mãe vê partes íntimas vermelha, pergunta e filha de 2 anos aponta paro o tio
ACASALAMENTO DE COBRAS
Casal sucuri acasalando em rio assusta e impressiona turistas; veja vídeo
MEIO AMBIENTE
O número médio anual de relâmpagos do país aumentará para 100 milhões
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, Brasil registrou mais 135.080 casos e 296 mortes por covid-19