Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Dourados vai jogar 300 mil medicamentos no lixo

21 Jan 2011 - 10h46Por Diário MS

Os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) continuam enfrentando dificuldades quando precisam de medicamentos em Dourados. Chegam a faltar desde remédios da rede básica, como o omeprazol, ibufrofeno e paracetamol, até controlados como o propranolol e a prednisona. Mas, enquanto algumas compotas estão vazias na farmácia municipal e dos postos de saúde, cerca de 300 mil unidades serão descartadas porque passaram do prazo de validade, antes mesmo de sair do estoque.


Os remédios vencidos foram encontrados durante um levantamento feito no almoxarifado da Central de Abastecimento Farmacêutico da prefeitura, de onde saem os medicamentos que são distribuídos às farmácias públicas. “Esses foram os que nós conseguimos identificar e tiramos do estoque. Alguns estavam vencidos desde o ano passado”, afirmou o diretor da Central, Racib Panage Harb.


O material já está em local separado dos que serão distribuídos às farmácias municipais e passa por avaliação para saber quais foram os tipos de medicamentos retirados. “Aqui deve ter uma média de 200 a 300 mil unidades, tem de tudo, nós ainda estamos catalogando”, afirma o diretor. A quantia será levada para a vigilância sanitária, que deve acompanhar o despejo dos remédios vencidos na vala séptica reservada ao lixo hospitalar, no aterro sanitário.


Para o diretor, o desperdício foi ocasionado pela falta de planejamento da gestão anterior, do ex-prefeito Ari Artuzi. “No caso da saúde mental, por exemplo, eles compravam muito do que precisava pouco e pouco do que precisava muito”, explicou Harb. Foram encontradas pelos gestores da central entre os documentos, comunicações internas encaminhadas para a secretaria de saúde alertando falta de remédio, a maioria resultou em compras emergenciais.


Com os documentos em mãos, a direção constatou que a última compra grande de medicamentos foi feita em Dourados no ano de 2009 e seria suficiente para suprir a demanda da cidade em um ano. A gestão de Artuzi teria adquirido mais medicamentos em 2010 usando termo aditivo, que permite a obtenção de mais 25% do volume acertado em contrato. O mesmo motivo teria resultado na falta de alguns medicamentos que existem hoje nas farmácias do SUS.


FALTA REMÉDIO


O diretor admite que “falta medicamento, não tem como negar, e deve faltar mais uma vez ou outra, principalmente àqueles que a demanda é muito grande”, afirma Harb. Ele lembra que a situação deve se amenizar nos próximos dias, com a chegada dos remédios de uma dispensa de licitação feita em novembro. A expectativa é de que a quantia que hoje enche os estoques seja suficiente para abastecer as farmácias nos próximos dois meses, tempo que deve levar o processo licitatório que está em fase de elaboração para uma compra anual de produtos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos