Menu
SADER_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Dourados vai acomodar primeira usina de biodiesel de MS

7 Nov 2006 - 17h46

A primeira usina de produção de biodiesel de Mato Grosso do Sul, com produção a partir de gordura animal e óleos vegetais, entrará em operação, em caráter experimental, em Dourados até dezembro deste ano, informa a edição desta terça-feira do jornal Correio do Estado.

Segundo o jornal, todo o investimento deverá ficar em torno de R$ 5 milhões. Ele está sendo feito com recursos próprios da Biocar, mas está sendo buscado financiamento também junto ao FCO/Banco do Brasil para complementar os custos da instalação.

O periódico afirma que a indústria está sendo construída no Distrito Industrial de Dourados, em área cedida pela prefeitura. Segundo o diretor da Biocar, José Carrero, dois setores básicos da planta industrial já estão prontos: os misturadores – tonéis onde é feita a reação química que transforma o óleo vegetal e animal em óleo refinado, e as caldeiras para tratamento da gordura animal.

Em entrevista ao jornal, o químico Luiz Felipe Blanco de Alencar disse que até o final do ano ficarão prontos os tanques de armazenamento de biodiesel e a esmagadora de grãos. "Vamos produzir o biodiesel a partir de duas matrizes distintas, que são os grãos vegetais e a gordura animal, abundantes na nossa região", destacou o técnico.

Carrero explicou, segundo o Correio do Estado, que para a produção inicial de 30 mil litros/dia, a Biocar já iniciou o cadastramento de mil famílias de assentamentos e propriedades familiares para se tornarem fornecedoras de matéria-prima. Somente em Dourados existem dois assentamentos (Amparo e Lagoa Grande, na região de Itahum), além dos vizinhos Itamarati I e II, em Ponta Porã, lembra o jornal.

A Biocar, segundo o periódico, pretende comercializar a produção em diversas frentes, inclusive podendo atender diretamente o agricultor permutando a matéria-prima, no caso da soja, pelo combustível. "Temos informação que esse tipo de permuta pode proporcionar economia de até 50% no custo que o produtor tem com combustível", disse Carrero.

Carrero informou ao jornal que a indústria iniciará a produção com 30 mil litros/dia e deverá chegar a 180 mil litros com a sua capacidade plena, empregando cerca de 75 pessoas em três turnos de trabalho.

 

 

Conjuntura Online

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS