Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Dourados terá mais lombadas e em novos pontos

3 Nov 2009 - 13h00Por Diário MS

A cidade de Dourados deve ter nos próximos meses a conclusão da instalação de novas lombadas eletrônicas que substituirão as antigas, danificadas, e outras que ocuparão novos pontos, aumentando a fiscalização.

A informação é do secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Cláudio Marcelo Hall, em entrevista à Rádio Grande FM esta manhã.

De acordo com o secretário, o prazo para o início do funcionamento das lombadas ainda é indefinido. A novidade está no número de equipamentos que aumentou de 28 para 43 espalhados pelas principais vias de fluxo da cidade.

“Dourados cresceu muito e se tornou necessária a implantação de mais lombadas, até mesmo nos bairros, tendo em vista que a lombadas convencionais (quebra molas) são proibidos por lei”, disse Hall. Entre os novos pontos que ganharão lombadas eletrônicas está o acesso à Cidade Universitária, pela Avenida Guaicurus, palco de vários acidentes com vítimas fatais ultimamente.

Depois de concluídas as instalações dos equipamentos de fiscalização, segundo Hall, haverá uma intensa divulgação quanto ao funcionamento das lombadas por pelo menos 30 dias.

Algumas lombadas já estão em funcionamento e geram dúvidas na população. O secretário esclarece que as lombadas que já ‘funcionam’ ainda não estão gerando multas, mas que devem ser respeitadas da mesma forma.

“Já é uma forma de se acostumar para não haver surpresas quando iniciar o funcionamento da fiscalização”, disse.

Saudades

As lombadas eletrônicas foram desativadas no segundo semestre de 2005 em todo o Estado. Na época, o governo não renovou o contrato com a empresa e houve problemas em uma nova licitação. Agora, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) pretende reativar os redutores onde já existem e instalar em novos pontos, sempre dependendo da aprovação do município.

As lombadas eletrônicas são instaladas em pontos estratégicos para redução de velocidade, como escolas, hospitais e pontos com grande fluxo de veículos. Na área urbana, a velocidade máxima permitida pelas lombadas é de 30 ou 40 quilômetros por hora e a multa é calculada de acordo com o percentual em que a velocidade máxima permitida foi ultrapassada.

Além da punição administrativa, ultrapassar a velocidade imposta pelos redutores de velocidade também gera infrações que variam de grave (5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação) a gravíssima (7 pontos).

As lombadas eletrônicas instaladas pelo Detran estarão restritas à área urbana dos municípios. Nas rodovias a implantação dos equipamentos é de competência do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS