Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Dourados tem sete focos de ferrugem asiática

13 Jan 2010 - 10h48Por Dourados Agora

Os produtores rurais estão em estado de alerta. Em Mato Grosso do Sul já são 149 registros de focos de ferrugem asiática que apareceram nas lavouras de soja nesta safra. Grande parte dos focos surgiu no começo deste mês por causa do excesso de chuva. Em Dourados foram feitos sete registros de focos até agora, segundo informação divulgada ontem pelo Consórcio Antiferrugem.
As outras cidades onde foram registrados focos são: Maracaju com dois focos; Aral Moreira 7; Caarapó 3; Laguna Carapã 3; Ponta Porã 4; São Gabriel do Oeste 10; Água Clara 2; Costa Rica 18; Alcinópolis 2, e Chapadão do Sul, com 91 focos detectados até agora.

De acordo com a Embrapa Agropecuária Oeste, as chuvas e o clima quente e úmido aumentam as condições para a ocorrência de doenças nas lavouras de soja, especialmente a ferrugem asiática.

O fitopatologista da Embrapa Agropecuária Oeste, Alexandre Roese, alerta que o produtor deve ficar atento, principalmente, nessa época. "Não se pode descuidar do monitoramento da lavoura, tanto quanto à ferrugem da soja, quanto a outras doenças como DFC, antracnose e mancha-alvo", diz.

Ele destaca a necessidade de se manter os pulverizadores revisados e regulados, caso seja necessária a aplicação de fungicidas. "Diferente das últimas duas safras, na atual, o clima tem sido mais favorável para o desenvolvimento da soja, mas também para o aparecimento de doenças", conclui Alexandre.

Em Dourados, as primeiras lavouras de soja plantada já estão em fase de aparecimento dos primeiros grãos. As mais novas ainda estão em fase de floração, estágio em que favorece o aparecimento da ferrugem.

O representante da Associação dos Engenheiros Agronômos da Grande Dourados, Luiz Renato Cavalheiro, comenta que o período longo de chuva que se estende na região tem aumentado muito as chances do aparecimento da ferrugem. "Existindo o inoculo, com seis horas de molhamento folhar são condições favoráveis para o aparecimento da doença e isso vem acontecendo diariamente em Dourados", destacou. A solução é fazer monitoramento constante e aplicar fungicida.

Mesmo com a preocupação com a ferrugem, os produtores estão otimistas com a produção da soja nesta safra em função do ciclo de chuva, que não tem faltado no município na avaliação dos técnicos da área.

Na última reunião de avaliação, feita pela Comissão Regional de Estatística Agropecuária (Corea) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área plantada em Dourados é de 140 mil hectares, sendo que a produção esperada é de 3 mil quilos por hectare, perfazendo um total de 420 mil toneladas. As primeiras lavouras devem começar a ser colhidas a partir do dia 15 de fevereiro, se estendendo até março.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos