Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Dourados recebe pouca vacina contra H1N1

11 Mar 2010 - 17h19Por Dourados News
Até o próximo dia 22, a Secretaria de Saúde realiza a primeira etapa da Estratégia Nacional de Vacinação Contra o Vírus da Influenza A H1N1 em Dourados. De acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, a imunização será realizada em cinco etapas para diferentes grupos prioritários. Mas muitos profissionais da saúde ficarão sem a imunização em Dourados. Das 8 mil doses que foram solicitadas para esta primeira fase, o Governo enviou apenas 1.800 vacinas.

De acordo o médico e secretário de Saúde de Dourados, Mário Eduardo Rocha, a prioridade nesta primeira fase da vacina serão os profissionais da rede básica de saúde que estão diretamente tendo contato com pacientes.

"Estivemos em Brasília e realmente faltou recursos para garantir todas as doses a todos os municípios. Nós teremos que racionalizar a dosagem. A prioridade são auxiliares, enfermeiros, médicos, funcionários do PAM e dos prontos-socorros", disse Mário Eduardo, lembrando que se houver reclamações é preciso encaminhar ao Ministério Público e ao Ministério da Saúde.

 
Atendentes de farmácia e funcionários de hospitais particulares não terão acesso a vacina neste primeiro momento. "Esses profissionais terão que ter mais cuidados, como usar máscaras, por exemplo. Espera-se que neste inverno ocorra uma menor proporção da gripe suína, graças as etapas de vacinação", afirmou o secretário.

Mário Eduardo lembrou ainda durante entrevista a Rádio Grande FM nesta manhã, que o ano passado, o Ministério da Saúde comprou R$ 9 milhões de Tamiflu e Dourados recebeu apenas 10 caixas do remédio. "Em agosto quando acabou o inverno, sobraram caixas e mais caixas do Tamiflu. O Governo tem todos os medicamentos estocados e certamente irão vencer. Algumas caixas ainda estavam com o vencimento próximo e a ANVISA prorrogou", lembrou o secretário.

Estratégia Nacional de Vacinação
A primeira etapa de vacinação já está acontecendo com os profissionais da saúde em risco de contrair o vírus e a população indígena. A segunda etapa está prevista no período de 22 de março a 2 de abril e vai atingir grávidas de qualquer tempo de gestação, pacientes com doenças crônicas com idade inferior a 60 anos e crianças dos seis meses aos dois anos de idade.

A terceira etapa está prevista para o período de 5 a 23 de abril e vai atingir a população entre 20 e 29 anos de idade e a quarta etapa, pessoas abaixo de 60 anos de idade com doenças crônicas, no período de 24 de abril a 7 de maio. Uma quinta etapa, para pessoas de 30 a 39 anos de idade, também está confirmada, porém, sem data definida ainda.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste