Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Dourados participa do Dia Internacional da Animação

20 Out 2009 - 10h35Por Fátima News, com Assessoria

Em 28 de outubro (quarta-feira), o Cineclube UFGD celebra em Dourados o Dia Internacional da Animação, às 19h30, na sala 503 do Prédio da Reitoria, na Unidade 1 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O evento é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e realizado pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA).

Durante uma hora, serão apresentados curtas estrangeiros, como “História Trágica com um final feliz” (português), “Global Warming” (australiano) e “Selva” (russo). Logo após, também durante uma hora, é a vez dos curtas nacionais, como os premiados “Dossiê Rê Bordosa”, de César Cabral, e “O Jumento Santo e a cidade que acabou antes de começar”, de William Paiva e Leo D. 

O Dia Internacional da Animação é o maior evento simultâneo de Animação no mundo, com participação de 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, China e Austrália e exibições em mais de 400 cidades do Brasil.

O objetivo principal é difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países.  

NESTA QUINTA-FEIRA E SÁBADO

Como parte da programação normal do Cineclube, nesta quinta-feira (22), às 12h, no auditório de Biotecnologia na Unidade 2 da UFGD será exibido gratuitamente o Programa Paisagens Brasileiras, com os curtas: A Lente e a Janela, Geraldo Voador, O Maior espetáculo da Terra, Passadouro, Recife de dentro pra fora, Trampolim e Wholes.

Já no sábado (24 de outubro) serão exibidos o longa  Cafundó e o curta Labirinto, do Programa Diferenças, e o vídeo de abertura será do músico Kristoff Silva (Itaú Cultural), todos no cine-auditório da Reitoria da UFGD, na Unidade 1, a partir das 17h.

Mais sobre o Dia Internacional da Animação

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação.  Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. A organização nacional do evento contará novamente com o apoio, na divulgação, da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV, MTV, HSBC Belas Artes e Cine Brasil TV, Cinemateca Brasileira, com o apoio do CTAV – Centro Técnico do Audiovisual , do Conselho Nacional de Cineclubes e do Fórum dos Festivais

O DIA tem patrocínio do Fundo Nacional de Cultura, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural. No Estado de São Paulo, o DIA tem o apoio do ProAC 08 – Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Arte do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Além da parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração do DIA em diversos países no mundo.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul