Menu
SADER_FULL
terça, 28 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Dourados participa do Dia Internacional da Animação

20 Out 2009 - 10h35Por Fátima News, com Assessoria

Em 28 de outubro (quarta-feira), o Cineclube UFGD celebra em Dourados o Dia Internacional da Animação, às 19h30, na sala 503 do Prédio da Reitoria, na Unidade 1 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O evento é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e realizado pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA).

Durante uma hora, serão apresentados curtas estrangeiros, como “História Trágica com um final feliz” (português), “Global Warming” (australiano) e “Selva” (russo). Logo após, também durante uma hora, é a vez dos curtas nacionais, como os premiados “Dossiê Rê Bordosa”, de César Cabral, e “O Jumento Santo e a cidade que acabou antes de começar”, de William Paiva e Leo D. 

O Dia Internacional da Animação é o maior evento simultâneo de Animação no mundo, com participação de 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, China e Austrália e exibições em mais de 400 cidades do Brasil.

O objetivo principal é difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países.  

NESTA QUINTA-FEIRA E SÁBADO

Como parte da programação normal do Cineclube, nesta quinta-feira (22), às 12h, no auditório de Biotecnologia na Unidade 2 da UFGD será exibido gratuitamente o Programa Paisagens Brasileiras, com os curtas: A Lente e a Janela, Geraldo Voador, O Maior espetáculo da Terra, Passadouro, Recife de dentro pra fora, Trampolim e Wholes.

Já no sábado (24 de outubro) serão exibidos o longa  Cafundó e o curta Labirinto, do Programa Diferenças, e o vídeo de abertura será do músico Kristoff Silva (Itaú Cultural), todos no cine-auditório da Reitoria da UFGD, na Unidade 1, a partir das 17h.

Mais sobre o Dia Internacional da Animação

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação.  Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. A organização nacional do evento contará novamente com o apoio, na divulgação, da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV, MTV, HSBC Belas Artes e Cine Brasil TV, Cinemateca Brasileira, com o apoio do CTAV – Centro Técnico do Audiovisual , do Conselho Nacional de Cineclubes e do Fórum dos Festivais

O DIA tem patrocínio do Fundo Nacional de Cultura, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural. No Estado de São Paulo, o DIA tem o apoio do ProAC 08 – Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Arte do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Além da parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração do DIA em diversos países no mundo.

Leia Também

PICTURE SEO E SEUS BENEFÍCIOS
Os benefícios de SEO para comércio eletrônico
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe entra na sala de casa e flagra filha de 13 anos fazendo sexo oral no padrasto bombeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
O chamado de Abraão
CARRO DESGOVERNADO
Aluno de 13 anos é atropelado e prensado contra muro de colégio por carro desgovernado
SOB INVESTIGAÇÃO
Amigos saem para pescar e encontram cadáver boiando em rio
DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio