Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Douradão vira depósito de Aedes aegypti

22 Jan 2010 - 07h14Por O Progresso

O Estádio Frédis Saldivar, o Douradão, foi transformado num depósito de Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Enquanto a cidade vive uma epidemia da doença, o estádio abriga dezenas de pontos de procriação do mosquito, fator que tem chamado a atenção das autoridades sanitárias.
O diretor da Fundação Cultural e de Esportes de Dourados (Funced), Leandro Carlos Francisco, disse ontem que espera em no máximo dez dias concluir os reparos necessários para que o Douradão volte a funcionar dentro das normas estabelecidas de segurança. Segundo ele, tudo está dependendo do resultado de uma licitação, aberta recentemente.
Uma série de adequações é necessária e para piorar ainda mais, a bomba de sucção que impedia o alagamento dos túneis apresentou defeito. Com as últimas chuvas é praticamente impossível ter acesso ao campo pelos vestiários, pois os túneis inundaram, se tornando focos de procriação do mosquito da dengue. 
Para que o Estádio Douradão volte a funcionar são necessários diversos reparos que, segundo levantamentos recentes feitos pela Funced, ficariam em torno de R$ 220 mil. Tais reparos consistem em atender exigências da Lei através de vistorias do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária. Acontece que nem mesmo a solicitação de tais vistorias foi encaminhada para os órgãos competentes. 
O 2º Grupamento de Bombeiros de Dourados informa que não existe solicitação neste sentido, assim como o Terceiro Batalhão da Polícia Militar, que também desconhece qualquer entrada deste tipo de ofício, conforme informou o comandante Tenente Coronel Marcos David. Já por parte da Vigilância Sanitária existe um laudo antigo feito há cerca de três anos que aponta a necessidade de reforma e adequação dos banheiros (para atletas) vestiários e banheiros para o público.
O Douradão, com capacidade para 31 mil torcedores e que no passado sediou até mesmo jogos da Copa do Brasil, é um dos excluídos pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) para sediar jogos do Campeonato Estadual e, até o momento, apenas quatro clubes podem mandar seus jogos em casa.
Para Leandro, se a Prefeitura fizer tudo dentro do prazo previsto, será possível o Douradão sediar o jogo entre Sete de Setembro e Mundo Novo, marcado para o dia 6 de fevereiro, às 19h. Por enquanto, a Federação liberou apenas os estádios Laertão em Costa Rica, Virotão de Naviraí, Chavinha de Itaporã e Noroeste de Aquidauana estão aptos à receber os jogos. Os demais ainda precisam providenciar documentações pendentes.
VISTORIA
O último laudo feito pelo Corpo de Bombeiros no Estádio Douradão, em 24 de janeiro de 2008, a pedido do Ministério Público, constatou as seguintes irregularidades:
-Falta de projeto de prevenção contra incêndio e pânico, colocação de mangueiras, esguichos, e chaves de mangueira nos hidrantes, falta de sinalização da rota de fuga, identificando as saídas de emergência com placas e luminárias com a inscrição “SAÍDA”, instalação de extintores nas áreas destinadas a imprensa, bares e cantinas e vestiários e casas de Força, manutenção da rede de iluminação de emergência existente, instalando para isto luminárias e efetuando reparos no sistema de baterias, manutenção na bomba de incêndio e nos dispositivos de automatização, instalação de corrimões nas escadarias que ligam as arquibancadas as saídas de emergência, adequação do guarda-corpo das arquibancadas e de fosso, instalação do sistema de alarme e incêndio, identificação do registro de recalque pintando a tampa na cor vermelha, apresentação de manutenção nas redes elétrica de edificação, reparo/manutenção do sistema hidráulico Preventivo de Incêndio, adequar às portas de saída/entrada (bilheterias) e requerer junto aos bombeiros o Certificado de Vistoria e Edificação.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS