Menu
SADER_FULL
quinta, 13 de maio de 2021
Busca
Brasil

Dormir demais aumenta risco de problema de coração

5 Ago 2010 - 07h14Por R7

Dormir bastante não é garantia de organismo descansado, bem-disposto. Pelo contrário: sono em excesso pode indicar um risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares. É o que afirma um estudo do Centro de Controle de Doenças, órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, com 30.397 entrevistados.

A novidade da pesquisa, divulgada ontem pela revista Sleep, da Associação Norte-Americana de Medicina do Sono, é a incidência de problemas na saúde em quem passa das nove horas diárias de sono - uma frente de pesquisa que começa a ser investigada também pelos médicos brasileiros.

Tradicionalmente, era a privação de sono que aparecia associada a eventos cardiovasculares na literatura médica, diz o neurologista do Instituto do Sono, da Universidade Federal de São Paulo, Luciano Ribeiro Pinto Júnior.

– Agora, dormir demais também se mostra desinteressante para a saúde.

Na pesquisa americana, entre os 9% dos entrevistados (2.735) que dormiam nove horas ou mais por dia, o risco de desenvolver doenças cardiovasculares aumentou 1,5 vezes em relação aos que descansavam entre sete e oito horas - período recomendado para a "tarefa". Entre os 8% dos entrevistados (2.431) que dormiam menos de cinco horas, esse mesmo risco foi 2,2 vezes maior.

Apneia do sono e obesidade também estão relacionados a horas de sono em excesso. O presidente do Departamento de Neurologia da Associação Paulista de Medicina, Rubens Reimão, diz que "a qualidade do sono é um indicador da qualidade de vida e da saúde do indivíduo".

Para os especialistas, dormir menos ou demais não é uma doença. Os médicos ainda investigam a ligação entre dormir muito e o aparecimento de doenças, diz Luciana Palombini, da Associação Brasileira do Sono.

– Sabemos que dormir pouco pode liberar substâncias no organismo e gerar mais estresse. Não sabemos, porém, os efeitos no organismo de dormir muito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada