Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 17 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
Brasil

Dormir demais aumenta risco de problema de coração

5 Ago 2010 - 07h14Por R7

Dormir bastante não é garantia de organismo descansado, bem-disposto. Pelo contrário: sono em excesso pode indicar um risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares. É o que afirma um estudo do Centro de Controle de Doenças, órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, com 30.397 entrevistados.

A novidade da pesquisa, divulgada ontem pela revista Sleep, da Associação Norte-Americana de Medicina do Sono, é a incidência de problemas na saúde em quem passa das nove horas diárias de sono - uma frente de pesquisa que começa a ser investigada também pelos médicos brasileiros.

Tradicionalmente, era a privação de sono que aparecia associada a eventos cardiovasculares na literatura médica, diz o neurologista do Instituto do Sono, da Universidade Federal de São Paulo, Luciano Ribeiro Pinto Júnior.

– Agora, dormir demais também se mostra desinteressante para a saúde.

Na pesquisa americana, entre os 9% dos entrevistados (2.735) que dormiam nove horas ou mais por dia, o risco de desenvolver doenças cardiovasculares aumentou 1,5 vezes em relação aos que descansavam entre sete e oito horas - período recomendado para a "tarefa". Entre os 8% dos entrevistados (2.431) que dormiam menos de cinco horas, esse mesmo risco foi 2,2 vezes maior.

Apneia do sono e obesidade também estão relacionados a horas de sono em excesso. O presidente do Departamento de Neurologia da Associação Paulista de Medicina, Rubens Reimão, diz que "a qualidade do sono é um indicador da qualidade de vida e da saúde do indivíduo".

Para os especialistas, dormir menos ou demais não é uma doença. Os médicos ainda investigam a ligação entre dormir muito e o aparecimento de doenças, diz Luciana Palombini, da Associação Brasileira do Sono.

– Sabemos que dormir pouco pode liberar substâncias no organismo e gerar mais estresse. Não sabemos, porém, os efeitos no organismo de dormir muito.

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO MS
Governador participa da posse de Alexandre e reafirma importância do Estado Democrático de Direito
HOMOFOBIA
Gilberto Barros é condenado a dois anos de prisão por homofobia
VANDALISMO
Brasileiro com oito esposas tem casa pichada: 'Família do demônio'
FEIRA DO ARTESANATO
Divulgada a lista provisória dos selecionados para participação na Feira do Artesanato em Fortaleza
MORADIA
Projeto cria programa para auxiliar professores na compra de casa própria
CARTÃO DE CRÉDITO
Um em cada três brasileiros foi vítima de fraude com cartão de crédito
ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista