Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

"Dono" de tema de enredo da Unidos da Tijuca torce para o Salgueiro

18 Fev 2010 - 05h15Por G1

Apesar de ser salgueirense de coração desde 2005, o adolescente Vinícius Conceição Ferraz, de 15 anos, enviou para o carnavalesco da Unidos da Tijuca, Paulo Barros, a ideia de contar a história dos mistérios da humanidade, inspirada no livro Atlantis, do autor David Gibbins.

De acordo com o estudante, que acompanha o Grupo Especial e o Grupo de Acesso do Rio de Janeiro desde os oito anos de idade, a sugestão dele tinha o estilo de Barros. “Não era um tema histórico e, ao mesmo tempo, era inédito, por isso combinava mais com o Paulo”, afirma Vinícius. “Em maio do ano passado, encontrei ele no Orkut e enviei por depoimento o nome do enredo ‘É Segredo!’ e expliquei em poucas palavras que a ideia era contar a história dos grandes segredos da humanidade.”

Vinícius ficou sabendo da escolha do tema sugerido pela escola em julho de 2009, pelo jornal, e mesmo tentando falar com Paulo desde então, só foi conhecer o carnavalesco há duas semanas. “Eu estava com muita esperança quando mandei a sugestão, mas depois, como ele só respondeu um ‘muito obrigado’, achei que a história não daria em mais nada”, conta o adolescente. “Quando soube da escolha, fiquei tão feliz que não conseguia acreditar.”

O estudante do 2º ano do Ensino Médio já está de olho na Faculdade de Belas Artes e pretende se tornar carnavalesco, mas até lá não quer parar de criar. “Já tenho uma nova sugestão de enredo para o Carnaval 2011 e será entregue novamente para o Paulo”, diz. “Só posso adiantar que a ideia é usar novamente o imaginário das pessoas.”

Pela parceria, Vinícius foi convidado por Paulo para desfilar na Unidos da Tijuca. “Foi a primeira vez que saí em uma escola de samba”, conta o adolescente. “Quando entramos no setor 1 e a Comissão de Frente se apresentou, as pessoas quase se jogaram em cima dos integrantes. Foi demais!”. Mesmo com a empolgação, Vinícius afirma que a torcida ainda é pelo Salgueiro. “Não gostei muito do desfile da escola [Salgueiro] este ano, mas torcedor de verdade não abandona o time assim, por isso é muito difícil que eu mude para outra escola.” 

O desfile da escola Unidos da Tijuca teve truques de mágica, carro com mafiosos, personagens de quadrinho esquiando em plataformas e homenagem ao cantor Michael Jackson. Tantos detalhes chamaram a atenção do público, que se empolgou e cantou o samba-enredo.

“Me preparei tecnicamente para essa apresentação. Passei e repassei os detalhes muitas vezes, verifiquei tudo. Por isso foi completo. E o melhor é que o público percebeu isso”, disse Paulo Barros, que retorna a Unidos da Tijuca depois de alguns anos afastado da escola. “É como voltar pra casa”, contou o carnavalesco.

 

Segundo Paulo, que estava presente na Sapucaí na noite de segunda-feira (15) acompanhando o segundo dia de desfiles, todas as escolas têm potencial para brigar pelo título de campeã do carnaval 2010. “Todas estão com algum diferencial, mas o Salgueiro me chamou atenção. E a Mangueira sempre gera expectativa”, confessou ele.

 

A escola apresentou na comissão de frente um camarim gigante montado na avenida desafiou o público a descobrir os truques dos mágicos. Bailarinas usaram o ilusionismo para trocar de roupa em segundos, seis vezes a cada execução da coreografia. Os vestidos mudaram de estampa, de tecido e, por fim, formavam, juntos, o nome da Tijuca.

Grávida, Adriane Galisteu acompanhou a bateria como rainha. Com uma peruca preta curta, a apresentadora se destacou no grupo em homenagem aos mafiosos e suas reuniões secretas e códigos de honra. A bateria, com integrantes vestidos com ternos pretos, fez uma paradinha para que um carro antigo passasse pelo caminho, com mafiosos de armas em punho.


No abre-alas, a Tijuca mostrou o mistério do incêndio da biblioteca de Alexandria, instigando o público sobre o que estaria escrito nos papiros que foram queimados. O fogo foi simbolizado com um “efeito especial”: turbinas de ventilador embaixo do carro “sopravam” fios dourados pra cima, criando chamas no carro alegórico. Paredes móveis da biblioteca giravam e revelavam foliões que estavam dentro da estrutura.


No penúltimo carro, que falava da área 51, a base militar no deserto de Nevada, foi feita uma homenagem a Michael Jackson, com um sósia fazendo “moonwalk” no carro. “Michael vive em todas as estrelas”, dizia uma placa no carro. Símbolo da escola, um pavão gigante fechou o desfile.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS