Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Dólar fecha em baixa e alcança nova mínima em mais de um ano

6 Out 2009 - 17h27Por G1

Uma nova rodada de ingressos de recursos no mercado doméstico amparou a terceira queda seguida do dólar frente ao real nesta terça-feira (6). O movimento foi ajudado também pelo recuo da moeda norte-americana no exterior.

No fechamento, o dólar cedeu 0,51% e fechou o dia valendo R$ 1,7520, alcançando nova mínima em 13 meses. No ano, a moeda perdeu 24,9%.

"O fluxo pela manhã estava bem mais positivo, o cenário como um todo estava melhor. O euro subiu forte mais cedo, reduzindo a alta perto do fim dos negócios. O real acompanhou esse movimento e perdeu um pouco de fôlego também", avaliou o gerente de câmbio do banco Prosper, Jorge Knauer, no Rio de Janeiro.

O fluxo positivo, segundo operadores, reverberou expectativas de investidores sobre uma série de operações no mercado de capitais que devem trazer mais dólares ao país. Só a oferta do Santander pode movimentar até R$ 15,6 bilhões, configurando-se como a maior operação do tipo neste ano.

Mercado externo
O recuo do dólar no cenário externo também apareceu como um componente favorával à baixa no mercado doméstico, com o maior apetite por risco por parte de investidores diante da notícia de que o banco central australiano elevou a taxa de juro local, fato visto como um sinal de que o pior da crise global já passou.

A expectativa de que os Estados Unidos manterão os juros baixos por mais tempo, devido à recuperação fraca da economia norte-americana, deixa os investidores com pouco entusiasmo para manter ativos denominados em dólares.

"Vai haver uma divergência entre o panorama dos juros nos Estados Unidos e em outras economias", disse Sophia Drossos, diretora de estratégia global em câmbio do Morgan Stanley, em Nova York. "Essa é a principal razão pela qual o dólar vai continuar na defensiva".

Com relação às perspectivas para o curto prazo, a equipe de analistas da corretora SulAmérica sugere que pode haver uma correção nas cotações, embora acredite "que os fundamentos econômicos ainda estão favoráveis à apreciação do real". 

Além disso, o dólar também foi pressionado por uma reportagem no jornal britânico The Independent, que afirma que países do Golfo estão em negociações secretas com Rússia, China, Japão e França para substituir o dólar por uma cesta de moedas na negociação de petróleo. A reportagem foi contestada por países com grande produção da matéria-prima. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS