Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Dólar fecha em baixa após três altas seguidas

13 Nov 2009 - 16h57Por Invertia

O mercado de câmbio doméstico encerrou com o dólar em queda frente ao real nesta sexta-feira, acompanhando o recuo da moeda no exterior e o fortalecimento das principais bolsas de valores. A sessão, contudo, foi volátil, diante da divulgação de números ruins da economia americana. Após três altas, a divisa dos Estados Unidos depreciou-se 0,98%, a R$ 1,722 na venda, oscilando entre alta de 0,29% na máxima e desvalorização de 1,27% na mínima.

"O mercado esteve volátil durante o dia, espelhando a relação euro-dólar e as commodities. Mas, à tarde, as bolsas aceleravam a alta enquanto o dólar cedia lá fora, e isso refletiu aqui", observou o gerente de câmbio do banco Prosper, Jorge Knauer, no Rio de Janeiro.

Pela manhã, um relatório mostrou que a confiança do consumidor dos EUA caiu no início de novembro para o menor patamar em três meses, enquanto um documento à parte informou que o déficit comercial do país inesperadamente aumentou em setembro.

Com isso, houve um aumento da aversão a risco, o que levou os índices de ações em Nova York ao território negativo por um breve momento. Mas notícias positivas de varejistas americanas deram novo fôlego ao mercado, que ampliava o avanço durante a tarde.

Ao mesmo tempo, o dólar recuava ante uma cesta com seis importantes moedas, após chegar a avançar contra o euro, enquanto o índice Reuters-Jefferies de commodities invertia o movimento inicial e mostrava valorização.

Knauer considerou ainda que, por ser o último dia útil da semana, os agentes aproveitam a sexta-feira para ajustar suas carteiras. Uma vez que a sessão foi favorável à valorização do real, eles venderam dólares, reforçando a baixa da moeda.

Bruno Conte de Lima, consultor de gerenciamento da FCStone do Brasil, em Campinas, afirmou que os bancos estiveram entre os agentes que venderam com mais força. "Eles estão tentando reduzir o preço da moeda para diminuir ou mesmo zerar suas posições no mercado futuro, com o objetivo de obter lucro".

De acordo com números da BM&FBovespa, as instituições bancárias sustentavam na véspera US$ 6,6 bilhões em posições vendidas no mercado de câmbio futuro, refletindo apostas na depreciação da divisa americana.

Para o curto prazo, profissionais do mercado avaliam que a tendência para o dólar ainda é de queda, diante de perspectivas de mais ingressos de recursos ao país, o que pode levar a moeda a testar novas mínimas até o final de 2009.

"Mas os agentes estão cautelosos acerca de possíveis novas medidas que o governo possa instituir numa tentativa de conter a valorização do real", ponderou Lima.

Em outubro, o governo passou a cobrar 2% de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) na entrada de capital para a bolsa e renda fixa. Nesta semana, o Banco Central determinou a exigência de registro de derivativos de câmbio atrelados a empréstimos captados no exterior.

Embora as autoridades neguem que não há intenção de controlar fluxos de entrada, a medida foi vista de forma cautelosa pelo mercado, uma vez que novas taxas podem tornar os ativos brasileiros menos atrativos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis