Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 26 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Dois cursos de medicina são denunciados ao MEC

30 Out 2009 - 08h20Por Dourados Informa

Os cursos de medicina da Universidade Nove de Julho (SP), e das Faculdades Integradas Aparício de Carvalho (RO) foram denunciadas ao Ministério da Educação por problemas de qualidade e estão sob medida cautelar de supervisão. A Fimca teve seu vestibular suspenso e a UniNove, suas vagas no vestibular reduzidas de 100 para 70.

As duas instituições se juntam a outras sete que já estavam sob medida cautelar desde o início do ano por conta de resultados ruins nas avaliações de cursos. No total, o MEC suspendeu o vestibular de quatro instituições, somando 520 vagas, e reduziu 170 vagas nos processos seletivos das demais.

De acordo com a secretária de ensino superior do MEC, Maria Paula Dallari, tanto a Fimca quanto a UniNove foram denunciadas por problemas de infraestrutura no atendimento dos alunos. Ambas tiveram conceito três na avaliação do ministério e por isso não tinham entrado na supervisão inicial.

No caso da UniNove, a instituição estaria aceitando transferências além do seu número de vagas, o que estaria levando a um inchaço das turmas, com perda de qualidade. Já a Fimca divide a estrutura de salas de aula, hospital e centro clínico com outras duas instituições, em Porto Velho - entre elas, a Universidade Federal de Rondônia. Com isso, não tem condições de atender adequadamente os estudantes.

No total, 17 cursos de medicina estão sob supervisão do MEC. Entre eles, as Federais do Pará, Amazonas e Bahia. No entanto, oito dessas assinaram protocolos de reformulação que não preveem a necessidade de corte de vagas. Em São Paulo, além da UniNove, a Universidade Metropolitana de Santos e a Universidade de Marília tiveram cortes em seus vestibulares.

As instituições têm até o final do ano para completar as mudanças em corpo docente, estrutura e projeto pedagógico apontadas como necessárias pelo MEC e então pedir uma nova visita. Se as alterações não forem satisfatórias, um processo administrativo de encerramento do curso pode ser aberto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"