Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
MATO GROSSO DO SUL

Dois cursos atendem 120 pescadores e aquicultores de MS

14 Set 2010 - 06h37Por

O Ministério da Pesca e Aquicultura em parceria com o Ministério da Educação, por intermédio do Instituto Federal do Paraná, estão oferecendo dois cursos para pescadores e aquicultores de todo o Brasil: Curso Técnico em Pesca e Curso Técnico em Aquicultura, com 20 vagas cada. A aula inaugural será amanhã, dia 14, às 8h, em rede nacional, com a fala do ministro Altemir Gregolin, do MPA.

Estes cursos técnicos fazem parte da política de qualificação e solidificação do setor pelo MPA; estão voltados aos pescadores e aquicultores; e, têm como principal finalidade aumentar o nível de escolaridade destas pessoas, qualificando-as tecnicamente.

A realidade do setor pesqueiro e aquícola brasileiro está mudando com a consolidação do Ministério da Pesca e Aquicultura. O governo Lula criou este órgão para alavancar a produção de pescado no país, com sustentabilidade ambiental e inclusão social. E a produção nacional de pescado saltou de 990 mil toneladas produzidas em 2003, para 1,25 milhão de toneladas produzidas em 2009.

Neste contexto está despontando a necessidade de melhorar a qualificação de pescadores e aquicultores para garantir que o crescimento da oferta de pescado continue e seja realizado com respeito ao meio ambiente. Por isso que está sendo empreendido o curso, que pretende contribuir para o fortalecimento de um modelo de desenvolvimento sustentável para o setor pesqueiro, buscando a garantia que os profissionais da área permaneçam no setor, contribuindo assim com a geração de emprego e renda.

No Mato Grosso do Sul, serão destinadas 120 vagas com três turmas de cada curso, distribuídas nos municípios de Três Lagoas, Mundo Novo e Ladário.

Poderão se inscrever pescadores e aquicultores e seus familiares que tenham concluído o ensino fundamental. O processo de matrícula dos alunos ocorre durante todo o mês de setembro e o início das aulas é em 4 de outubro.

As aulas serão realizadas nos Telecentros de cada um dos municípios escolhidos. Nestes locais estão instalados 10 computadores com internet via satélite e um projetor multimídia.

Os cursos durarão por dois anos. As aulas serão a ministradas às segundas-feiras e às terças-feiras.

Aula inaugural

Para o dia de amanhã, estão convidados para a aula inaugural nos Telecentros os parceiros do MPA como as prefeituras, associações e colônias de pescadores, Banco do Brasil, além de órgãos do governo estadual como Imasul e PMA, do governo federal como Embrapa e universidades e organizações não governamentais como a Secaf.

Em Três Lagoas o evento será no Telecentro da Colônia de Pescadores Z – 03; em Ladário no Telecentro da Associação dos Pescadores Profissionais Artesanais de Ladário – APPAL que está instalado no Centro Comunitário do CEAC Boa Esperança; e, em Mundo Novo no Telecentro da Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais Z – 08.

Além do ministro Gregolin que falará por cerca de uma hora sobre o ministério e a importância da qualificação dos pescadores e aquicultores; outras pessoas farão uso da palavra conforme o local.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente