Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 17 de setembro de 2021
Busca
Brasil

DOF apreendeu mais de 12 mil toneladas de maconha em 2010

18 Jan 2011 - 05h20Por Notícias MS

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu de janeiro a dezembro de 2010 mais de 12 mil toneladas de maconha, o que representa o aumento de 45% de apreensões em relação à estatística verificada no mesmo período de 2009. O número de mercadorias apreendidas que chamou atenção do Departamento também no ano passado, foi o aumento na apreensão de CD´s e DVD´s piratas, pneus e eletroeletrônicos.

“A maioria das apreensões vem da região de Ponta Porã e Coronel Sapucaia”, afirma o comandante do DOF, coronel Joel Martins dos Santos, sobre o aumento na apreensão de maconha no Estado. De acordo com estatísticas divulgadas pelo DOF, em relação às drogas, além da maconha, em 2010 foram apreendidos 81 kg de cocaína, 11 mil bolas de haxixe, 1.000 pedras de crack e 95 kg de pasta–base. As três últimas substâncias tiveram uma diminuição significativa de apreensões.

Na avaliação do Coronel Joel, o número de apreensões que também cresceu rapidamente é o de contrabando de CD´s, DVD´s e pneus. Os dados revelam que no ano passado foram apreendidas 89 mil unidades de CD´s; já em 2009, as apreensões somaram 35 mil unidades, o que representa o aumento de 150% no percentual de apreensões. Em relação a DVD pirata, em 2010 foram confiscados 283 mil produtos oriundos de contabando, e, em 2009, apenas 51 unidades foram notificadas pelo Departamento de Operações Fronteira. “Em comparação entre 2009 e 2010, os pneus tiveram um aumento de 350% de apreensões. Geralmente os pneus são apreendidos na região de Sete Quedas e Ponta Porã”, informa o coronel.

Outr número que chamou atenção do DOF é o de contrabando de eletroeletrônicos. O valor estimado de apreensões ocorridas no ano passado corresponde a US$ 532,3 mil contra U$$ 124,7 mil no ano de 2009. Segundo o comandante, o que se nota em relação a essas apreensões é o preço baixo do produto - o que oferece a oportunidade do transportador revender e abastecer outros lugares com a mercadoria contrabandeada.

O coronel Joel lembra também a ocorrência de casos envolvendo agrotóxicos, principalmente na época de plantio como os meses de agosto e setembro. Só no ano passado, foi registrado o aumento de 49% no fungicida e 710% no inseticida. “Além de cometerem o crime do contrabando, os agricultores cometem um crime contra o meio ambiente adquirindo esses agrotóxicos, pois o uso da maioria deles é proibido no Brasil”, lamenta o coronel.

Policiamento

O policiamento é realizado em 51 municípios do Estado, mas com atividades intensificadas na linha que compreende as cidades de Mundo Novo a Corumbá, num total de 12 municípios. O DOF faz o policiamento nas fronteiras do Brasil com Bolívia e Paraguai. v O coronel Joel Martins dos Santos faz questão de destacar que o grande trunfo do DOF é o policiamento itinerante que resulta em grandes apreensões de drogas e materiais. “Ninguém sabe onde nosso policial está, e por meio de conversas e entrevistas com outras pessoas sabemos o que está acontecendo em determinada região”, conclui o comandante.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRIBUNAL DO CRIME
Traficantes enterram mulher viva para vingar denúncia
TEMPESTADE
Temporal derruba árvore sobre carros e deixa bairros no escuro
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas
COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões
LIÇÕES DA BÍBLIA
Uma rua de mão dupla
LATROCINIO
Dupla invade casa, tranca mulher e crianças em quarto e mata homem degolado
SAQUE EMERGENCIAL
Caixa cria calendário para liberar nova rodada de dinheiro do FGTS
TRAGEDIA AÉREA
Acidente aéreo mata sócio da Raizen e outras seis pessoas