Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 25 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

DOF apreendeu mais de 12 mil toneladas de maconha em 2010

18 Jan 2011 - 05h20Por Notícias MS

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu de janeiro a dezembro de 2010 mais de 12 mil toneladas de maconha, o que representa o aumento de 45% de apreensões em relação à estatística verificada no mesmo período de 2009. O número de mercadorias apreendidas que chamou atenção do Departamento também no ano passado, foi o aumento na apreensão de CD´s e DVD´s piratas, pneus e eletroeletrônicos.

“A maioria das apreensões vem da região de Ponta Porã e Coronel Sapucaia”, afirma o comandante do DOF, coronel Joel Martins dos Santos, sobre o aumento na apreensão de maconha no Estado. De acordo com estatísticas divulgadas pelo DOF, em relação às drogas, além da maconha, em 2010 foram apreendidos 81 kg de cocaína, 11 mil bolas de haxixe, 1.000 pedras de crack e 95 kg de pasta–base. As três últimas substâncias tiveram uma diminuição significativa de apreensões.

Na avaliação do Coronel Joel, o número de apreensões que também cresceu rapidamente é o de contrabando de CD´s, DVD´s e pneus. Os dados revelam que no ano passado foram apreendidas 89 mil unidades de CD´s; já em 2009, as apreensões somaram 35 mil unidades, o que representa o aumento de 150% no percentual de apreensões. Em relação a DVD pirata, em 2010 foram confiscados 283 mil produtos oriundos de contabando, e, em 2009, apenas 51 unidades foram notificadas pelo Departamento de Operações Fronteira. “Em comparação entre 2009 e 2010, os pneus tiveram um aumento de 350% de apreensões. Geralmente os pneus são apreendidos na região de Sete Quedas e Ponta Porã”, informa o coronel.

Outr número que chamou atenção do DOF é o de contrabando de eletroeletrônicos. O valor estimado de apreensões ocorridas no ano passado corresponde a US$ 532,3 mil contra U$$ 124,7 mil no ano de 2009. Segundo o comandante, o que se nota em relação a essas apreensões é o preço baixo do produto - o que oferece a oportunidade do transportador revender e abastecer outros lugares com a mercadoria contrabandeada.

O coronel Joel lembra também a ocorrência de casos envolvendo agrotóxicos, principalmente na época de plantio como os meses de agosto e setembro. Só no ano passado, foi registrado o aumento de 49% no fungicida e 710% no inseticida. “Além de cometerem o crime do contrabando, os agricultores cometem um crime contra o meio ambiente adquirindo esses agrotóxicos, pois o uso da maioria deles é proibido no Brasil”, lamenta o coronel.

Policiamento

O policiamento é realizado em 51 municípios do Estado, mas com atividades intensificadas na linha que compreende as cidades de Mundo Novo a Corumbá, num total de 12 municípios. O DOF faz o policiamento nas fronteiras do Brasil com Bolívia e Paraguai. v O coronel Joel Martins dos Santos faz questão de destacar que o grande trunfo do DOF é o policiamento itinerante que resulta em grandes apreensões de drogas e materiais. “Ninguém sabe onde nosso policial está, e por meio de conversas e entrevistas com outras pessoas sabemos o que está acontecendo em determinada região”, conclui o comandante.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro