Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 23 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Doença que atinge sistema nervoso de ovelhas é detectada

28 Jul 2006 - 09h42
Uma doença, conhecida como Scrapie, que atinge especificamente ovinos e caprinos, foi detectada em uma propriedade de ovinos em Mato Grosso do Sul. A patologia atinge o sistema nervoso do animal, mas “não tem nada a ver com o mal da vaca louca”, segundo afirmou o superintendente Federal de Agricultura no Estado, José Antônio Felício.

Felício confirmou a existência da doença, mas diz que não há motivos para preocupações. Segundo ele, está sendo feito o rastreamento para saber a origem da doença e tomada todas as providências para evitar a contaminação entre outros animais. “Descobrimos que o animal contaminado é uma fêmea que veio do estado de São Paulo, com origem no Paraná, e a origem do Paraná era o Canadá. Mas estamos trabalhando para ter a rastreabilidade completa”, diz Felício.

A doença é comum nos Estados Unidos da América (EUA) e países da Europa, no Brasil já foi detectada no Paraná, nos últimos cinco anos, no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. Em todos os casos, os animais contaminados são de origem dos EUA. A doença não é transmitida ao homem.

O animal infectado, uma fêmea, já foi sacrificado e cerca de 30 animais da propriedade que tiveram contato com a ovelha e podem estar contaminados, serão sacrificados. Os nomes da propriedade e do proprietário não foram divulgados. Nos próximos 30 dias os exames que estão sendo realizados e o rastreamento dos animais, devem estar concluídos.

Felício informou também que no caso da doença, por não chamar muito a atenção, os organismos internacionais podem ser comunicados em até seis meses. “A Scrapie não está na lista das enfermidades que precisa ser comunicada com urgência, vamos fazer tudo que for necessário para evitar a proliferação, antes de fazer a comunicação”, afirmou.

Doença - A scrapie é conhecida há séculos. Apesar de não afetar o homem, o fato de ter origem no mesmo agente infeccioso da Encefalopatia Espongiforme Bovina, vulgarmente conhecida como Mal da Vaca Louca, levou a comunidade científica a olhar atentamente para a doença.

A origem da Scrapie é outro enigma para a ciência, mas uma coisa é certa, quando contraída por uma ovelha fica endêmica, ou seja, é naturalmente transmitida a todo o rebanho. Muitas vezes, os sinais clínicos da doença não se manifestam durante vários anos após o animal ter sido infectado. De início a patologia provoca uma mudança no comportamento, o animal fica mais nervoso e agressivo e pode mesmo isolar-se do resto do rebanho. A hipersensibilidade e tremores são outras características da Scrapie.

 

 

TV Morena

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro