Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Doença que atinge sistema nervoso de ovelhas é detectada

28 Jul 2006 - 09h42
Uma doença, conhecida como Scrapie, que atinge especificamente ovinos e caprinos, foi detectada em uma propriedade de ovinos em Mato Grosso do Sul. A patologia atinge o sistema nervoso do animal, mas “não tem nada a ver com o mal da vaca louca”, segundo afirmou o superintendente Federal de Agricultura no Estado, José Antônio Felício.

Felício confirmou a existência da doença, mas diz que não há motivos para preocupações. Segundo ele, está sendo feito o rastreamento para saber a origem da doença e tomada todas as providências para evitar a contaminação entre outros animais. “Descobrimos que o animal contaminado é uma fêmea que veio do estado de São Paulo, com origem no Paraná, e a origem do Paraná era o Canadá. Mas estamos trabalhando para ter a rastreabilidade completa”, diz Felício.

A doença é comum nos Estados Unidos da América (EUA) e países da Europa, no Brasil já foi detectada no Paraná, nos últimos cinco anos, no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. Em todos os casos, os animais contaminados são de origem dos EUA. A doença não é transmitida ao homem.

O animal infectado, uma fêmea, já foi sacrificado e cerca de 30 animais da propriedade que tiveram contato com a ovelha e podem estar contaminados, serão sacrificados. Os nomes da propriedade e do proprietário não foram divulgados. Nos próximos 30 dias os exames que estão sendo realizados e o rastreamento dos animais, devem estar concluídos.

Felício informou também que no caso da doença, por não chamar muito a atenção, os organismos internacionais podem ser comunicados em até seis meses. “A Scrapie não está na lista das enfermidades que precisa ser comunicada com urgência, vamos fazer tudo que for necessário para evitar a proliferação, antes de fazer a comunicação”, afirmou.

Doença - A scrapie é conhecida há séculos. Apesar de não afetar o homem, o fato de ter origem no mesmo agente infeccioso da Encefalopatia Espongiforme Bovina, vulgarmente conhecida como Mal da Vaca Louca, levou a comunidade científica a olhar atentamente para a doença.

A origem da Scrapie é outro enigma para a ciência, mas uma coisa é certa, quando contraída por uma ovelha fica endêmica, ou seja, é naturalmente transmitida a todo o rebanho. Muitas vezes, os sinais clínicos da doença não se manifestam durante vários anos após o animal ter sido infectado. De início a patologia provoca uma mudança no comportamento, o animal fica mais nervoso e agressivo e pode mesmo isolar-se do resto do rebanho. A hipersensibilidade e tremores são outras características da Scrapie.

 

 

TV Morena

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS