Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Doença misteriosa pode ter matado 18 pessoas no Maranhão

7 Jul 2006 - 17h40
Uma síndrome neurológica desconhecida pode ter matado 18 pessoas no Maranhão. A maioria das vítimas trabalhava na zona rural, no sudoeste do Estado. De fevereiro até hoje, outras 80 pessoas em 18 municípios podem ter sido atingidas pela doença misteriosa. O superintendente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, Henrique Jorge dos Santos, confirma as estimativas mas disse que apenas 13 mortes da possível síndrome foram confirmadas.

Os casos mais recentes de vítimas da possível doença misteriosa foram identificados nos municípios de Santa Luzia do Tide e Alto Alegre do Pindaré. Em Santa Luzia do Tide 10 pessoas apresentaram sintomas semelhantes ao da síndrome. Cinco morreram e cinco continuam internadas. Em Alto Alegre do Pindaré dois pacientes apresentaram os sintomas semelhantes aos da síndrome neurológica desconhecida. Eles foram medicados em São Luís e já voltaram para casa, onde passam bem segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.

Sexta-feira passada cinqüenta e cinco possíveis vítimas da síndrome foram examinadas por quatro neurologistas de São Paulo. Os resultados dos exames devem ficar prontos em vinte dias, segundo o superintendente.

Três técnicos do Ministério da Saúde continuam em Imperatriz, sul do Maranhão, acompanhando os doentes. Na próxima segunda-feira eles se reunirão com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão para avaliar o avanço da síndrome no Estado.

A doença misteriosa começou a ser investigada em maio. Os médicos já descobriram que a doença não é transmissível, mas ainda não sabem quais são suas causas. Segundo o superintendente de epidemiologia da Secretaria de Saúde do Maranhão, Henrique Jorge dos Santos,¿as hipóteses dos neurologistas são de que a doença possa estar sendo causada por deficiência de vitamina B1, alcoolismo ou intoxicação por agrotóxico¿, disse.

 

 

Terra Redação

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro