Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 16 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Doença ameaça mangueiras de MS

31 Out 2006 - 07h18
Doença ameaça mangueiras de MSA SDA (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário) e o Idaterra (Instituto do Desenvolvimento Agrário, Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) estão buscando apoio do Exército, Corpo de Bombeiros, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal de Vegetal) e secretarias municipais para controlar a doença “seca da mangueira”, que afeta as áreas urbana e rural de Aquidauana e Anastácio.
A coordenadora-técnica municipal do Idaterra, Simone Rodrigues Pereira, informou que a doença teve início há mais de 10 anos na região. “Nada foi feito para ser controlada. Hoje, milhares de mangueiras estão infectadas. Em cada seis meses, a doença se espalha duas vezes mais. São mangueiras antigas e que devem ser eliminadas urgentemente”, afirma.
Segundo Simone, não basta apenas o corte da árvore. Ela deve ser queimada por inteiro. A principal dificuldade está na viabilização de pessoas capacitadas e materiais para fazer o corte. Além disso, são necessários caminhões caçambas para o transporte das árvores até o local onde serão queimadas. O trabalho de controle deve ser realizado o quanto antes, ou então, em dois anos é possível que todas as mangueiras estejam infectadas pela doença, alerta Simone.
O problema é sério porque a comercialização de manga complementa a renda nas aldeias indígenas de Aquidauana e Anastácio. “Cada pessoa precisa cuidar do pé de manga do seu quintal. É extremamente importante a conscientização de que a mangueira não serve apenas para dar sombra, mas é do fruto da árvore que muitas pessoas vivem”, diz Simone.
ORIENTAÇÃO
A SDA/Idaterra está preparando um material com orientações técnicas sobre o controle da doença que deve ser distribuído até o início de novembro aos agricultores. Está previsto também a realização de um Dia de Campo, com demonstrações de como diagnosticar e controlar a doença.
De acordo com Simone, os cuidados com a sanidade do pomar, em relação a esse fungo, devem ser preventivos e em conjunto. Para isso, os agricultores da região precisarão implantar as práticas sugeridas no material que está sendo produzido pelo pesquisador de fruticultura da SDA/Idaterra, Márcio Sandrini.
 
 
Diário MS

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Ame o Senhor, seu Deus
BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'
NAUFRÁGIO
Barco naufraga e duas pessoas desaparecem; buscas continuam nesta segunda (11)