Menu
SADER_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Doação de acervo de fotos ajuda a recriar Fátima do Sul de 1957

16 Out 2009 - 08h35Por Redação Fátima News

Estiveram recentemente em Fátima do Sul, Keiko Yasunaka, a “Mamãe”, como todos conhecemos carinhosamente; sua filha Nobuco Yasunaka e seu filho Ilson Masaru Yasunaka, familiares do saudoso Masuo Yasunaka, o “Papai” do Foto Estrela.

 

Papai faleceu em São Paulo-SP , aos 89 (oitenta e nove) anos de idade, no dia 25 de junho passado deixando a “Favo de Mel” mais triste, porém detentora de inúmeros exemplos de honradez, amor ao trabalho, respeito e dignidade.

 

Tendo chegado em nossa cidade em 1956, dedicou-se ao seu ofício (fotógrafo) como poucos, registrando os principais acontecimentos sociais por mais de 53 anos.

 

Cerca de 30 dias depois que chegou, já inaugurava o “Foto Estrela”, com equipamentos moderníssimos para aquela época, trazendo consigo a experiência do ofício que já dedicava-se no Japão. Tendo inclusive fotografado o imperador japonês Hirohito, coisa que poucos tinham permissão para fazer.

 

Durante este mais de meio século de trabalho, registrou e conservou, o que é admirável, os grandes fatos relevantes desta cidade. Não há família de fatimassulenses, que não tenha entre os seus uma foto do “Papai do Foto Estrela”.

 

A DOAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO

 

A cerca de 45 dias, a família Yasunaka ficou sabendo que a Prefeitura Municipal, através de sua equipe Rivaldi Souza, Secretário Municipal de Planejamento e Finanças, Maria Odete Amaral, Secretária de Educação, Esporte e Cultura e Manoel Araújo, Diretor de Esportes, com apoio irrestrito da Prefeita Ilda Salgado Machado estavam desenvolvendo um projeto para o registro histórico-fotográfico de Fátima do Sul. Sabedores da importância do acervo do Papai, para a preservação da memória fotográfica, num gesto magnânimo, os familiares deslocaram-se de São Paulo-SP a fim de realizarem a doação de todo o acervo.

 

Fátima do Sul agradece tão nobre gesto de amor e carinho desta importante família fatimassulense.

 

Leia Também

COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL