Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 1 de dezembro de 2021
Busca
Brasil

Divisão de meio ambiente celebra dia da água em Glória de Dourados

25 Mar 2010 - 10h35Por Demerval Nogueira / Fátima News

A secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável (Seds) via divisão municipal de Meio Ambiente (Dima) comemorou o Dia Mundial da Água, onde foi desenvolvido um projeto interdisciplinar de Educação Ambiental, com o tema - “Água como Bem Social na Rede de Ensino”. O projeto foi elaborado pelas especialistas da divisão municipal de Meio Ambiente, com o objetivo de sensibilizar alunos e professores para uma consciência crítica sobre as questões ambientais, bem como aplicar um enfoque interdisciplinar aproveitando o conteúdo específico de cada área, de modo que, se consiga uma perspectiva global relacionada à água.

No dia Mundial da Água as especialistas se reuniram com alunos e professores da escola E.E. Weimar Torres do distrito de Guassulândia, sendo que foi oportunizada aos alunos a importância da água potável e a criação e comemoração da data, editada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 22 de março de 1992. O dia 22 de março é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este insubstituível bem natural na vida dos seres vivos. A preocupação da ONU, é devido há pouca quantidade de água potável e, como é de conhecimento global, grande parte das fontes, rios, riachos, minas, lagos e represas estão sendo contaminados, poluídos e degradados pela ação predatória do homem. Esta situação é de 0,008 %, do total da água do nosso planeta, que é potável e apropriada para o consumo.

A bióloga do Dima, Maria Aparecida Gomes argumenta, “é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial”, explica a bióloga detalhando ainda, “pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para equacionar ou amenizar substancialmente os problemas”, retrata. Marla Camila, geógrafa do Dima, atesta que, “os alunos também conviveram com a oportunidade de aprender sobre as medidas de se economizar e preservar este líquido tão precioso, tais como, não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas, banho, escovação de dentes, lavagem de louças, entre outros gastos desnecessários; reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para os colegas e amigos, parentes e outros, para a formação de uma concepção de que, a água é um patrimônio de todos e todos dependem essencialmente dela para a sobrevivência”. Os alunos apresentaram poemas, histórias e cantou a música de Guilherme Arantes, “Planeta Água”, composta com o objetivo de alertar o mundo sobre este aspecto. O projeto visa premiar os alunos do 3º ao 5º ano através de um concurso de frases que serão transcritas mensalmente nos recibos das contas de água dos usuários do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Glória de Dourados (Dmae).

 

Leia Também

DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça