Menu
SADER_FULL
quinta, 29 de julho de 2021
Busca
Brasil

Disque-denúncia facilita apreensão de agrotóxicos ilegais

23 Out 2010 - 09h30Por Conjuntura Online

A Campanha Nacional Contra Agrotóxicos Ilegais, promovida desde 2001 pela Associação Nacional dos Distribuidores de Produtos Agrícolas e Veterinários, ANDAV, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola, SINDAG e a Polícia Federal, registrou aumento no número de apreensões de produtos falsificados em 2010, comparado com anos anteriores.

A ANDAV, responsável por orientar e treinar o setor de revenda (distribuição) de defensivos agrícolas, afirma que se estes produtos apreendidos fossem comercializados, a soja seria um dos principais alimentos prejudicados.

“Não dá para saber o que há dentro dos defensivos falsificados, e isto representa um grande perigo para o agricultor e para a sociedade.

Orientamos o revendedor para que ele tenha clareza, inclusive das penalidades que podem ser aplicadas. Caso comercialize esses produtos, ele pode responder por descaminho, crime de sonegação fiscal e crime ambiental”, afirma Henrique Mazotini, presidente executivo da associação.

Graças ao trabalho realizado, 400 toneladas de produtos foram apreendidos, 656 suspeitos detidos, quase 40 condenados pela justiça e 375 toneladas de agrotóxicos incineradas.

“Quando a gente fala em quantidade, muita gente tem a impressão de que é pouco, são 400 toneladas que nós retiramos do mercado, mas quando você transforma essas toneladas em áreas tratadas são milhões de hectares que seriam tratados com esses produtos contrabandeados ou falsificados, danosos aos ser humano e ao meio ambiente”, acrescenta o vice-presidente do SINDAG, José Roberto Da Ros.

A Campanha mantém um serviço Disque-Denúncia para dar suporte à ação das autoridades. O número é 0800-940-7030 e a ligação, grátis.

As denúncias são repassadas diretamente às autoridades policiais, permite ligações anônimas, não utiliza identificadores de chamadas e não solicita ao denunciante que se identifique.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Em dia de aumento de casos Brasil tem 1.333 óbitos por Covid - 19 nas últimas 24 horas
CONCURSO PÚBLICO
Caixa Econômica convocará 9 mil de concursos e abre mais mil vagas
BRASIL - 550.502 MORTES
Covid-19: país ultrapassa 550 mil mortes e tem 19,7 milhões de casos
COVID 19 NO BRASIL
Brasil registra 19,68 milhões de casos de covid-19 e 549,92 mil mortes
Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online PREVISÃO DO TEMPO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
TRABALHO ESCRAVO
Aliciamento de crianças: família de líderes religiosos é presa em operação da polícia
ATO OBSCENO
Homem é detido após entrar nu em culto evangélico
TRAIÇÃO
Vídeo: Mulher flagra marido com travesti dentro do carro e 'pancadaria come solta'
COVID 19 NO BRASIL
Brasil tem 1 órfão por covid a cada 5 minutos: 'Pensamos que crianças não são afetadas, mas sim
SELEÇÃO OLIMPICA
Brasil ameaça passeio em estreia contra a Alemanha, mas desperdiça chance de goleada histórica