Profissionais da área jurídica e assistentes sociais de todo o País estão reunidos hoje e amanhã (23 e 24), em Brasília (DF), no Seminário “Direito e Assistência Social”. O encontro é uma promoção do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Com a Constituição Federal de 1988, a Assistência Social adquiriu estatuto de direito do cidadão e dever do Estado a ser efetivado mediante políticas públicas. Esse papel foi reforçado mais tarde, em 2005, com a criação do Sistema Único de Assitência Social (Suas), que regulamentava a política. Para debater os rumos da implementação de direitos na Assistência, profissionais se uniram para encontrar soluções e discutir as ações que serão executadas.
O secretário-executivo do MDS, Rômulo Paes de Souza, disse que a primeira etapa da implementação do Suas já está cumprida. Entre os desafios que se colocam para uma segunda etapa, conforme o secretário, estão a maior integração com as demais políticas sociais, a ampliação de competências técnicas no Suas, com inclusive mais profissionais do Direito atuando, e a elevação da qualidade do serviço prestado. “Tudo isso depende de uma definição mais clara do papel do Estado e dos setores não governamentais presentes nesta área”, destacou.
Para a secretária Nacional de Assistência Social do MDS, Maria Luiza Rizzotti, um dos caminhos para esta discussão é avaliar a cobertura de serviços e benefícios que a política de Assistência Social tem instituído. “Vale dizer que o Brasil tornou universal muitos dos seus serviços e benefícios, como o Bolsa-Família, que já atinge todas as famílias em situação de pobreza. A rede de serviços socioassistenciais, com a ampliação que estamos tendo, atingirá todos os municípios brasileiros, e temos também um crescimento dos investimento na política desta área”.
Seminário
Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, SHTN, Trecho 1, conj. 1B, Bloco C, Brasília (DF), às 9 horas.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

MISSÃO INTERNACIONAL Culturamesse na Europa 2025

Vai para BONITO (MS)?, então confira às 03 rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo

1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho
Mais Lidas

Família doa órgãos de adolescente morto em acidente e salvam 8 vidas

GRAVE ACIDENTE entre carreta e picape deixa crianças e adolescente feridos

Jovem morre aos 16 anos e família decide doar órgãos da adolescente em MS

Bebê nasce com a irmã gêmea dentro do abdômen em caso raríssimo na Colômbia
