Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 28 de julho de 2021
Busca
Brasil

Direito à política de Assistência Social ganha força no País

24 Jun 2010 - 07h18

Profissionais da área jurídica e assistentes sociais de todo o País estão reunidos hoje e amanhã (23 e 24), em Brasília (DF), no Seminário “Direito e Assistência Social”. O encontro é uma promoção do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

           Com a Constituição Federal de 1988, a Assistência Social  adquiriu estatuto de direito do cidadão e dever do Estado a ser efetivado mediante políticas públicas. Esse papel foi reforçado mais tarde,  em 2005, com a criação do Sistema Único de Assitência Social (Suas), que regulamentava a política. Para debater os rumos da implementação de direitos na Assistência, profissionais se uniram para encontrar soluções e discutir as ações que serão executadas.

O secretário-executivo do MDS,  Rômulo Paes de Souza, disse que a primeira etapa da implementação do Suas já está cumprida. Entre os desafios que se colocam para uma segunda etapa, conforme o secretário, estão a maior integração com as demais políticas sociais, a ampliação de competências técnicas no Suas, com inclusive mais  profissionais do Direito atuando, e a elevação da qualidade do serviço prestado. “Tudo isso depende de uma definição mais clara do papel do Estado e dos setores não governamentais presentes nesta área”, destacou.

Para a secretária Nacional de Assistência Social do MDS, Maria Luiza Rizzotti, um dos caminhos para esta discussão é avaliar a cobertura de serviços e benefícios que a política de Assistência Social tem instituído. “Vale dizer que o Brasil tornou universal muitos dos seus serviços e benefícios, como o Bolsa-Família, que já atinge todas as famílias em situação de pobreza. A rede de serviços socioassistenciais, com a ampliação que estamos tendo, atingirá todos os municípios brasileiros, e temos também um crescimento dos investimento na política desta área”.

            Seminário

          Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, SHTN, Trecho 1, conj. 1B, Bloco C, Brasília (DF), às 9 horas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Em dia de aumento de casos Brasil tem 1.333 óbitos por Covid - 19 nas últimas 24 horas
CONCURSO PÚBLICO
Caixa Econômica convocará 9 mil de concursos e abre mais mil vagas
BRASIL - 550.502 MORTES
Covid-19: país ultrapassa 550 mil mortes e tem 19,7 milhões de casos
COVID 19 NO BRASIL
Brasil registra 19,68 milhões de casos de covid-19 e 549,92 mil mortes
Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online PREVISÃO DO TEMPO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
TRABALHO ESCRAVO
Aliciamento de crianças: família de líderes religiosos é presa em operação da polícia
ATO OBSCENO
Homem é detido após entrar nu em culto evangélico
TRAIÇÃO
Vídeo: Mulher flagra marido com travesti dentro do carro e 'pancadaria come solta'
COVID 19 NO BRASIL
Brasil tem 1 órfão por covid a cada 5 minutos: 'Pensamos que crianças não são afetadas, mas sim
SELEÇÃO OLIMPICA
Brasil ameaça passeio em estreia contra a Alemanha, mas desperdiça chance de goleada histórica