Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Dinheiro do dossiê é próximo problema para estrategistas

21 Set 2006 - 15h24
Depois de entregar a cabeça do chefe da campanha da reeleição, Ricardo Berzoini, o comando do PT prepara-se para enfrentar o próximo obstáculo na reta final das eleições: a revelação da origem dos cerca de 1,7 milhão de reais usados para comprar o chamado "dossiê Serra".

Essa é a peça que falta para completar o quebra-cabeças de uma operação ilegal que abriu uma crise a duas semanas da eleição, mas ainda não se refletiu nas pesquisas de intenção de voto, favoráveis à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"A revelação da fonte pagadora deve recarregar a dramaticidade e o interesse pelo caso, mas até aqui a vantagem de Lula ainda não foi abalada", disse à Reuters um dirigente do PT que pediu para não ser identificado.

Segundo essa fonte, apesar das declarações confiantes do próprio Lula e de Marco Aurélio Garcia, o novo coordenador, a campanha espera uma oscilação negativa de Lula, dentro da margem de erro, nas pesquisas que serão divulgadas nesta quinta e na sexta-feira.

"Deve ser um recuo pequeno, talvez de apenas um ponto, mas bastante natural diante da alta exposição do caso no noticiário da TV", acrescentou a fonte. "Isso pode mudar, dependendo do impacto causado pelas notícias sobre a origem do dinheiro."

Desde segunda-feira, quando a imprensa divulgou depoimento do ex-policial Gedimar Passos, apontando para o envolvimento de Freud Godoy, então assessor pessoal de Lula, na compra do dossiê, o Jornal Nacional da TV Globo, programa de maior audiência da TV brasileira, transmitiu 42 minutos de notícias sobre o escândalo, segundo balanço do PT.

Pesquisa qualitativa feita sob encomenda do partido na terça-feira mostrou que a população se divide, mais ou menos igualmente, entre três opiniões sobre o escândalo.

"Um terço dos eleitores acha que o Lula sabia de tudo e que isso é coisa do PT, um terço acha que esse tipo de comportamento é normal em disputas eleitorais e um terço pensa que se trata de uma armação da direita para prejudicar o Lula", resumiu a fonte.

É para o terço intermediário, que considera esse comportamento normal entre políticos, que se dirige a estratégia adotada pelos lulistas. O presidente-candidato precisa isolar-se das acusações que pesam sobre os petistas, de três maneiras: condenando o crime, exigindo investigação e cortando as cabeças de auxiliares envolvidos.

Além disso, seguindo a estratégia traçada com seus auxiliares, Lula deve estimular a dúvida quanto à credibilidade de quem o acusa, sem negar a existência óbvia e documentada da ilegalidade.

É isso que Lula pretende quando pergunta, como fez em mensagem no programa eleitoral de terça-feira e repetiu hoje na TV Globo: "A quem interessa tumultuar as eleição quando todas as pesquisas apontam minha vitória?"

O comando lulista avalia que pode jogar com a credibilidade dos adversários porque o presidente-candidato saiu de um ano e meio de denúncias com a imagem preservada junto à maioria do eleitorado.

De acordo com as pesquisas à disposição do comitê de Lula, mais de 85 por cento dos eleitores declaravam que não mudariam de voto, índice de consolidação alcançado no último fim de semana. As pesquisa telefônicas diárias (trackings) da campanha não haviam detectado nenhum sinal de queda até quarta-feira, segundo a fonte.

 

Reuters

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho