Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Diminui preço de produtos agrícolas e controle da inflação pode ser mais fácil

2 Abr 2011 - 08h08Por Agência Brasil

A regularização climática observada nas últimas semanas fez com que a variação dos preços de produtos agrícolas caísse em fevereiro, em relação a janeiro, e a expectativa é ainda melhor em relação à redução das pressões inflacionárias dos alimentos no mês de março, de acordo com o economista Paulo Picchetti, da Fundação Getulio Vagas (FGV).

Mas o resultado efetivo do clima mais favorável na oferta de alimentos agrícolas, para o abastecimento do mercado interno, só será conhecido na próxima quarta-feira (6) quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) relativo a março.

Até lá, os analistas do mercado financeiro, consultados pelo boletim Focus do Banco Central, trabalham com expectativa de uma inflação em torno de 0,62%, abaixo, portanto, do 0,83% de janeiro e do 0,80% de fevereiro. Caso a estimativa se confirme, o IPCA de 6,01%, acumulado nos 12 meses terminados em fevereiro, será elevado para 6,11% até março.

Esse resultado é menor que os 6,2% projetados no Relatório de Inflação, referente ao primeiro trimestre de 2011, divulgado pelo BC na última quarta-feira (30). O Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, no entanto, diverge do BC quanto ao IPCA projetado para o fim deste ano. O BC aponta para uma inflação de 5,6%, e o Ibre diz que será de 5,5%.

Divergências metodológicas à parte, o certo é que o cálculo da inflação em 12 meses abandona o último índice mensal anterior ao período em análise. O IPCA acumulado em um ano, no final de março, será o índice de 6,01% registrado fevereiro, menos a inflação de 0,52% de março do ano passado, mais a inflação de março último, estimada em 0,62%, o que vai resultar em inflação anual de 6,11%.

Cálculo semelhante já pode ser feito também em relação a abril, pois o Focus projeta IPCA de 0,53%. Um pouco menor que os 0,57% de abril de 2010. Com isso, a inflação de 12 meses, em abril, ficará em torno de 6,09% e deve permanecer nesse patamar também em maio, quando será descartada a inflação de 0,43% de maio do ano passado.

A preocupação do BC com relação à alta da inflação diz respeito ao comportamento dos preços nos meses de junho, julho e agosto, uma vez que, no ano passado, a inflação de junho foi zero, a de julho foi 0,01% e a de agosto foi 0,04%.

Na hora de fazer o cálculo, que leva em conta a acumulação anual do IPCA, nesses meses, não haverá o que descartar, mas apenas somar. Aí, sim, a inflação poderá ultrapassar o teto da meta, que é 6,5%, como admitiu o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS