Menu
SADER_FULL
quinta, 1 de outubro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ZANZI
Brasil

Dima faz operação “Limpa Córrego 2 de Junho” em Glória de Dourados

27 Out 2010 - 15h41Por Demerval Nogueira / Fátima News

A secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável (SEDS) de Glória de Dourados, via divisão municipal de Meio Ambiente (DIMA), colocou em prática o projeto “Limpeza do Córrego 2 de Junho”, riacho que corta a cidade gloriadouradense. Durante a operação de limpeza do córrego, mais de 100 sacos plásticos ficaram cheios de lixos inservíveis e que serão destinados ao local apropriado.

O secretário da Seds, Magner de Paula Maninho Ribeiro esclarece, “todos os resíduos que lançamos nas ruas e avenidas vão parar no córrego 2 de Junho, ocasionando sérios transtornos ao meio ambiente”. O lançamento de resíduos sólidos, tais como, garrafa pet, lata, plástico, vidros entre tantos outros, prejudica seriamente o meio em que vivemos.

 A geóloga da Dima, Marla Camila destaca, “a divisão de Meio Ambiente vem há tempos recolhendo os lixos recicláveis, este trabalho é feito todas as terças-feiras, para que todos possam colaborar com o meio ambiente”. Os lixos que são jogados nas ruas ocasionam entupimentos de bueiros, assoreamento e erosões nos rios, lagos e riachos, além de causarem impactos visuais negativos, ainda provoca sérias doenças e facilita sobremaneira a proliferação do mosquito da dengue.

A diretora da Dima, bióloga Maria Aparecida Gomes argumenta, “toda a comunidade é responsável pela manutenção da limpeza da cidade, por isto todos devem participar. Desta forma conclamamos aos alunos, professores, comerciantes, esportistas, poderes públicos constituídos e todos aqueles que se sensibilizam com as questões ambientais”. Este projeto que vem sendo executado pela Dima, tem por objetivo iniciar a recuperação do córrego 2 de junho. O secretário da Seds, Magner Maninho discorre, “para que isto aconteça é necessária a mobilização da população, com referências às questões ambientais existentes, principalmente quanto ao córrego 2 de Junho, que é um patrimônio ambiental da nossa cidade”.

A engenheira agrônoma da Seds/Dima, Eliane Souza relata, “é necessário incentivar a educação ambiental nas escolas, bem como, incentivar as pessoas a criarem o hábito de jogar o lixo nas lixeiras colocadas às margens das ruas e avenidas”. Presente também na operação limpa córrego 2 de Junho, o promotor de Justiça Pública, Dr. Daniel do Nascimento Britto dimensiona, “este trabalho que está sendo realizado faz parte de um Termo de Compromisso e Ajuste de Conduta (TAC), celebrado entre o Ministério Público Estadual (MPE) e o Poder Executivo de Glória de Dourados, e vem surtindo efeitos satisfatórios”, confere o magistrado. O Lago Ramez Tebet também recebeu os “ambientalistas” e teve sua orla fiscalizada e os lixos recolhidos.

O Lago Ramez Tebet recebe muita areia quando das chuvas e, já se pode perceber que o mesmo está assoreando. Ele não recebe somente areia, mas também água com sabão e detergente, provenientes das lavanderias de diversas famílias, além de receber também, óleo diesel.

Os lixos inservíveis vão para o local adequado, no caso dos pneus, são levados para o depósito da Ecoglória/Ecoponto. Trabalharam também neste projeto, as escolas das três redes de ensino, alunos do Peti, da Guarda Mirim, funcionários da secretaria municipal de Infraestrutura (SEINFRA), departamento municipal de Vigilância Sanitária entre outros. Uma realização da Prefeitura local através da SEDS, DIMA, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Departamento de Vigilância Sanitária (DMVS) todos com o apoio do Ministério Público Estadual, Promotoria de Justiça Pública local e Poder Legislativo gloriadouradense.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FORNALHA
Cidades do MS e PI devem quebrar record histórico de temperatura no Brasil nesta quinta feira
FURIA DA NATUREZA
Tempestade causa estragos e deixa cidades sem energia
AUXILIO EMERGENCIAL
Auxílio Emergencial extensão: publicado calendário de pagamento
funcionário da Celpe, José Reginaldo de Santana júnior, 31 anos CRIME HEDIONDO
Funcionário de empresa é executado após realizar corte de energia
imagem Google ABERTURA FRONTEIRA
Pedro Juan Caballero vive expectativa da abertura da fronteira
BRASIL - 142.921 MORTES
Covid-19: Brasil registra 863 óbitos e 32.058 novos casos em 24h
AGORA É LEI
AGORA É LEI: Prisão de até 05 anos para maus-tratos contra cães ou gatos
PANDEMIA
Covid-19: Brasil tem 142 mil óbitos e 4,74 milhões de casos acumulados
+ CONSUMO
Intenção de consumo das famílias volta a crescer após cinco quedas
Motorista registrou a travessia de uma jiboia na avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. FORA DO HABITAT
VÍDEO: motorista flagra jiboia cruzando pista de avenida no RJ: 'olha isso'