Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 17 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Dilma tem aprovação de 73% dos brasileiros nos primeiros três meses de mandato

1 Abr 2011 - 14h27Por R7

Os três primeiros meses do governo da presidente Dilma Rousseff tiveram aprovação de 56% dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (1º) pelo Ibope.

No levantamento, 27% dos entrevistados avaliaram o começo de Dilma como "regular” e 5% como "ruim" ou "péssimo".

Sobre a atuação pessoal da presidente Dilma, 73% a aprovaram como chefe do governo, e 12% desaprovaram. A confiança nela alcança 74%, não confiam 16%.

O resultado assemelha-se ao que constatou outro instituto duas semanas atrás. O Datafolha mostrou que a aprovação de Dilma alcançava 47% nos dias 15 e 16 de março. Na mesma época, em 2003, Lula obtinha 43% de “ótimo” e “bom”, conforme o instituto.

A expectativa com relação ao governo no resto do mandato cresceu. Antes de Dilma assumir, em dezembro, 62% dos entrevistados achavam que a presidente faria um governo ótimo ou bom. Agora, 68% estão com o mesmo otimismo.

Entre os que acham que a gestão será regular, o índice se manteve em 19%. Diminuiu a porcentagem dos que acham que o governo será ruim ou péssimo: em dezembro, eram 9% e agora são apenas 5%. Nesta pesquisa, de março, 10% não souberam responder.

A pesquisa Ibope, realizada a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria), ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 20 e 23 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e a taxa de confiança é de 95% (em 100 pesquisas semelhantes, apenas 5 trariam resultados destoantes).

Aprovação é maior que de Lula

O início do governo de Dilma obteve aprovação maior que o de seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Enquanto 56% dos brasileiros avaliam bem a atual gestão, em abril de 2003, o índice era de 51%.

No início do mandato de Lula, 33% consideravam a gestão dele regular e 16% ruim ou péssimo.

O resultado ainda mostra que a nova presidente obteve aprovação inicial maior que todos os ex-presidentes desde que Itamar Franco assumiu. Em abril de 2007, após a reeleição, Lula obtinha 49% de avaliação positiva sobre seu governo.

Em março de 1999, Fernando Henrique Cardoso, também reeleito, tinha um governo visto como bom ou ótimo por 22%. Em seu primeiro mandato, em março de 1995, eram 41%.

Meses após assumir a Presidência no lugar de Collor, em novembro 1992, Itamar Franco tinha sua gestão aprovada por 35%.

O Ibope não divulgou dados sobre a primeira avaliação do governo de Fernando Collor, que assumiu no dia 15 de março de 1990. Numa pesquisa de fevereiro daquele ano, a expectativa de 59% dos brasileiros era que ele fizesse um governo bom ou ótimo. Após dois anos, ele renunciava ao cargo, bombardeado por denúncias de corrupção e descontrole da inflação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho
HORROR NA NOITE
Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados
DOR E DESCASO
Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério
SEUS DIREITOS
Trabalhador afastado por Covid-19 tem direito a auxílio-doença do INSS
COM DESCONTOS
Veja as opções de pagamento do IPVA com desconto
CASA PRÓPRIA
Casa Verde e Amarela substitui Minha Casa Minha Vida com opção para renegociar dívidas e menos juros
FINALISTA LIBERTADORES
Santos atropela Boca Jr e terá o Palmeiras numa final Brasileira
TRAGÉDIA NA PONTE
Motorista morre após caminhão cair de ponte