Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Dilma Rousseff se distancia de Lula, diz "El País"

10 Fev 2011 - 14h14Por BBC Brasil

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, indicou uma importante mudança de posição em relação ao seu mentor político e antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, ao indicar sua preferência pela compra de caças americanos pelas Forças Armadas brasileiras, segundo afirma reportagem publicada nesta quinta-feira pelo jornal espanhol El País.

O jornal faz referência à informação divulgada pela agência de notícias Reuters de que Dilma teria relatado sua preferência pelos caças F-18 Super Hornet, fabricados pela americana Boeing, ao secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, durante sua visita ao Brasil na segunda-feira.

Sob o título "Dilma Rousseff se distancia de Lula", o jornal observa que Lula sempre demonstrou preferência pela compra dos caças Rafale, fabricados pela francesa Dassault.
"A amarga disputa entre a França e os Estados Unidos para conseguir o contrato de modernização da Força Aérea do Brasil, considerado como uma das maiores operações da década, teve uma virada importante com a afirmação da nova presidente Dilma Rousseff de que o F-18 Super Hornet da Boeing supõe uma oferta melhor do que a dos Rafale, da Dassault", diz a reportagem.

O jornal comenta que a preferência de Lula pelos caças franceses foi citada por um documento interno da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, divulgado pelo site WikiLeaks, como o "maior obstáculo" para que a empresa americana conseguisse o contrato.

O mesmo documento, observa o jornal, indicava que os F-18 tinham apoio dos chefes militares e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, mas que eles reconheciam que a compra dos caças da Boeing não seria possível se o governo americano não autorizasse a companhia a transferir tecnologia aos brasileiros.

Irã

Para o diário espanhol, a política brasileira em relação aos Estados Unidos sofreu "uma sensível mudança de rumo" com a chegada de Dilma à Presidência, não somente em relação aos caças mas também em outros campos.

O jornal comenta que os Estados Unidos viram "com receio" a aproximação brasileira com o Irã durante o governo Lula, mas que Dilma já deu indicações de que adotará uma postura mais crítica em relação ao país persa.

A reportagem cita um discurso recente de Dilma na Confederação Israelita do Brasil (Conib), diante de sobreviventes do Holocausto, no qual afirmou que seu governo será "um incansável defensor da igualdade e dos direitos humanos em qualquer parte do mundo".

Para o jornal, foi "um claro indício da mudança" da política em relação ao Irã, cujo presidente, Mahmoud Ahmadinejad, nega o Holocausto.

"A saída de Lula e a chegada de Rousseff permitiram que a diplomacia brasileira modificasse rapidamente sua posição e impulsionasse uma nova e potente aproximação com o governo Obama", diz a reportagem.

Para o jornal, essa aproximação já pôde ser percebida com as visitas recentes ao Brasil do senador e ex-candidato presidencial John McCain e do secretário do Tesouro e com o anúncio da visita do próprio presidente Barack Obama em março.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho