Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 30 de outubro de 2020
SADER_FULL
Busca
SITIOCA ALVORADA
Brasil

Diabéticos têm menor risco de desenvolverem câncer de próstata

26 Mai 2010 - 14h52Por Revista Boa Saúde
Um estudo realizado por cientistas alemães, suecos e americanos descobriu uma menor taxa de câncer de próstata entre homens diabéticos. Avaliando a incidência do câncer entre mais de 125 mil homens suecos hospitalizados por causa de complicações do diabetes tipo 2, os pesquisadores notaram que, apesar desses pacientes terem maior risco para diversos tipos câncer, principalmente tumores no pâncreas e no fígado, a ocorrência de câncer de próstata seria menor do que a incidência da doença na população geral sueca.

De acordo com o pesquisador Kari Hemminki, da Associação Helmholtz de Centros de Pesquisas Alemães, o estudo não mostra as razões dessa menor incidência de câncer de próstata entre os diabéticos, por isso os especialistas podem apenas especular sobre suas causas. “Possivelmente, um menor nível de hormônios sexuais masculinos nos diabéticos pode estar entre os fatores que são responsáveis por isso”, ressaltou o líder do estudo em artigo publicado na revista especializada The Oncologist.

O estudo avaliou, ainda, se o fato de os pacientes terem sido hospitalizados com diabetes podem representar maiores taxas de câncer, visto que os tumores poderiam ser encontrados mais precocemente por causa dos exames de rotina. E os resultados indicaram que, independentemente da internação, os diabéticos, além de apresentarem taxas bem maiores de câncer pancreático e hepático, tinham duas vezes maiores riscos de desenvolverem câncer renal, da tireoide, do esôfago, do intestino delgado e do sistema nervoso, mas apresentavam menor incidência do câncer de próstata.

“Esse estudo, cobrindo aproximadamente metade dos pacientes suecos com diabetes tipo 2, mostrou um elevado risco para diversos cânceres após a hospitalização, provavelmente indicando as profundas perturbações metabólicas da doença subjacente”, ressaltaram os autores. “Entretanto, o menor risco para câncer de próstata permanece intrigante”, concluíram, destacando a necessidade de mais estudos sobre o assunto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU
Pandemia avança e MS registra 555 novos casos de Coronavírus em apenas 24h
INCÓGNITA
Governo ainda não definiu como será o 13º de quem teve corte salarial
ANTICORPOS
Bebê nasce com anticorpos contra covid-19
Vítima contou violência sexual para a tia ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Idoso é denunciado por estuprar filha de amigos e a enteada
FENÔMENO DA NATUREZA
Evento raro: Lua Azul poderá ser vista no Dia das Bruxas
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa deposita auxílio emergencial nesta 5ª feira para nascidos em novembro
FOI MAL
Bolsonaro recua e revoga decreto que facilita privatização dos postos do SUS
90% RECUPERADOS
Brasil tem 158,4 mil mortes por covid-19 desde início da pandemia
ASSEDIO SEXUAL
Dono de loja é preso por estuprar jovem na entrevista de emprego
100 PAGAMENTOS
Mais de 17 milhões devem ficar sem todas as parcelas do auxílio