Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

16 Mai 2011 - 12h00Por Dourados Agora

Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” é uma conquista que demarca o enfrentamento ao problema no país.

Instituída pela Lei Federal 9.970/000, a intenção da data é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade para participar dessa luta.

Esse dia foi escolhido porque, em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro – que ficou conhecido como o “Crime Araceli” – chocou todo o país.

Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que teve todos os seus direitos humanos violados. Apesar de sua natureza hedionda, trata-se de um crime até hoje impune.

Com o lema “Faça bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes”, a campanha traz como emblema gráfico uma flor, símbolo da infância e da vulnerabilidade infanto-juvenil em relação à exploração sexual.

A data, que já é a principal referência do enfrentamento no país, será marcada por diversas atividades de conscientização em todo o país.

Contexto

A violência sexual contra meninos e meninas envolve relações de poder, fatores de risco e vulnerabilidade, ocorrendo tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração econômica, incluindo tráfico, pornografia, prostituição e turismo sexual.

Nesse contexto, também aparecem grandes empreendimentos socioeconômicos e culturais que, quando não assumem a sua parcela de responsabilidade, causam impactos negativos ao potencializar a gravidez na adolescência, o aumento de doenças sexualmente transmissíveis, o estímulo ao uso de drogas e a absorção de menores pelas redes de exploração sexual.

Por outro lado, o enfrentamento à violação de direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes pressupõe que a sexualidade é uma dimensão humana intrínseca que se expressa e é vivenciada diferentemente nas diversas fases da vida.

Logo, além da responsabilidade legal de proteção, os adultos devem assumir um papel pedagógico de orientação e superação de mitos, tabus e preconceitos, para que as crianças e adolescentes possam reconhecer-se como pessoas em desenvolvimento e envolverem-se coletivamente na defesa, garantia e promoção dos seus direitos.

Para isso, todas as instituições sociais – família, escola, governos, organizações, igrejas, universidades, mídia – precisam assumir o compromisso de enfrentamento da violência sexual, responsabilizando-se com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

Mobilização

É muito importante que todas as empresas signatárias participem das ações que serão realizadas no dia 18 de maio, engajando seus colaboradores e motoristas.

A agenda de evento será divulgada no site do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Além disso, as empresas signatárias do Pacto Empresarial podem utilizar livremente as peças gráficas da Campanha Faça Bonito – que promove o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” – e personalizá-las com as respectivas logomarcas.

Para receber as peças, basta enviar solicitação para o e-mail atendimento@namaocerta.org.br.

Assim que estiverem disponíveis, as empresas solicitantes receberão um link para download.

Após a ação, os relatos e imagens enviados pelas empresas serão oportunamente publicados no boletim do Programa Na Mão Certa

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda