Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 27 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Dia do Jornalista: Comemorações e debates marcam o 7 de abril em todo o pais

7 Abr 2011 - 11h26Por FENAJ

Empenhadas em evidenciar as lutas dos jornalistas e fortalecer a campanha em defesa do diploma, entidades e instituições promovem diversos eventos alusivos ao Dia Nacional do Jornalista, 7 de abril. Acompanhe, a seguir, algumas delas.

Além das atividades já divulgadas no Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul e Paraná, várias outras iniciativas transcorrem. O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina fez uso da palavra na sessão ordinária da Câmara Municipal de Florianópolis, nesta terça-feira, dia 5, em comemoração ao Dia do Jornalista. Está programada uma feijoada no sábado (09/04), no Complexo Esportivo da Aberssesc (Avenida Ivo Silveira, 281), em Florianópolis.

A retomada das atividades da “Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a cidadania” se dá com a produção do programa radiofônico “Jornalismo em Debate”, que estréia nesta quinta-feira, 7 de abril, às 18h30, com o tema “Liberdade de Expressão e Liberdade de Imprensa: o Brasil tem ou não?”. Além da transmissão na emissora virtual do Curso de Jornalismo, o programa ficará disponível em áudio e texto no site da webestação.

Em Alagoas o Sindicato dos Jornalistas promoveu, nesta segunda-feira (4), um café da manhã com a imprensa e membros da bancada federal do estado, buscando apoio às PECs 386/09 e 33/09, que restabelecem a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Alguns deputados que não participaram da legislatura anterior, quando a PEC 386/09 foi apresentada na Câmara e aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, também anunciaram voto favorável à Proposta, comprometendo-se a integrar a Frente Parlamentar de Defesa do Diploma de Jornalista.

Da bancada de nove deputados federais de Alagoas, 4 participaram e outros 4, apesar de ausentes, já se manifestaram favoráveis às PECs. Também ausentes da atividade em função de outros compromissos, os senadores Renan Calheiros (PMDB) e Benedito de Lira (PP) já manifestaram seu apoio.

O café da manhã também teve a participação de deputados estaduais, que aprovaram no final de 2010 um projeto de lei exigindo diploma para a contratação de jornalistas no Estado. Diversos parlamentares, inclusive da bancada governista, prometeram derrubar o veto do governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) à matéria, como aconteceu no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Em Mato Grosso o Sindicato dos Jornalistas promove, de 8 a 10 de abril, o III Congresso Estadual dos Jornalistas, na Escola Superior do Tribunal de Contas do Estado (Centro Político Administrativo em Cuiabá). Com o tema “A notícia, o comunicador e a sociedade contemporânea”, o evento é, também, alusivo ao Dia do Jornalista. Já em Goiás, a comemoração será nesta quinta-feira, a partir das 20h, no Bar Cerrado (Av. T-03), em Goiânia.

Também nesta quinta-feira, às 19h, no Auditorio Capiba da Faculdade Maurício de Nassau, em Recife, será realizado o evento "Pra que Conselho: um diálogo sobre a criação dos conselhos de comunicação". Participam do debate Osnaldo Moraes, do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE) e da FENAJ, Ivan Moraes Filho, representando o Movimento Nacional dos Direitos Humanos, Ricardo Mello do SinjoPE e Fórum dos Professores de Jornalismo, e Cátia Oliveira que integra o Fopecom - Fórum Pernambucano de Comunicação. E em Natal, no Rio Grande do Norte, a festa em comemoração ao Dia do Jornalista inicia às 22h desta quinta-feira, no Taverna Pub.

Em Sergipe, a Câmara Municipal de Aracaju realizou Sessão Especial segunda-feira (4) em comemoração ao Dia do Jornalista. O evento ficou marcado pela solidariedade aos profissionais da TV Sergipe (afiliada da Rede Globo), que, no mesmo dia, paralisaram suas atividades reivindicando a retirada do novo diretor da emissora, Paulo Siqueira, que, além de promover demissões, implantou um clima de terror no ambiente de trabalho.

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo realizou na capital, nesta quarta-feira (6), o debate “Bloqueio e agenda econômica de Cuba”, comemorativo ao Dia do Jornalista. Participaram como debatedores o jornalista cubano Ariel Terrero Escalante, editor da Revista Bohemia e comentarista econômico do programa de televisão “Buenos Días”, o cônsul de Cuba em São Paulo, Aldo Fidel Cruces Amaro e o jornalista econômico Cley Scholz, chefe de reportagem do Jornal O Estado de São Paulo.

A programação estadual inclui um “sarau diplomático” em Campinas nesta quinta-feira (7), às 19h30 (Vitória Cambuí Residence - Rua Major Sólon, 535). E aludindo a comparação do ministro Gilmar Mendes entre jornalistas e cozinheiros, “sem qualquer menosprezo a esses profissionais, pelo menos de nossa parte, resolvemos botar a mão na massa e utilizar todos os ingredientes disponíveis para uma bela mistura com as letras e as novas funções da profissão” diz o texto de divulgação do evento, que terá a comida preparada por jornalistas.

Já a secretaria regional Oeste Paulista do Sindicato promove, também nesta quinta-feira, em Adamantina, agenda de atividades como entrevistas de rádio, palestras e publicação de matéria nos jornais regionais. E a regional em Santos promove, no dia 9, das 12 às 17 horas, um encontro para celebrar o Dia do Jornalista na ATMAS (Rua São Paulo, 47, Vila Mathias). Mais informações sobre estes eventos estão disponíveis aqui.

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo realiza nesta quinta-feira, às 19h, uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Jornalista. Durante a solenidade serão homenageados vários jornalistas que atuam ou atuaram no mercado jornalístico capixaba, entre eles a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo, Suzana Tatagiba, e o radialista e jornalista Marien Calixte. A Sessão irá prestigiar também os cursos de comunicação social e jornalismo da Faesa, UVV e UFES.

No Rio Grande do Sul o Sindicato da categoria está desenvolvendo uma série de atividades em homenagem ao Dia do Jornalista. Quarta-feira (6), dirigentes da entidade visitaram redações da Capital. Nesta quinta-feira, às 19h30, haverá debate com os estudantes de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul. Na sexta (8), a Delegacia Regional do Vale do Sinos realiza Bate-papo Jornalístico em São Leopoldo. Na mesma data, o presidente José Nunes participa, em Santa Cruz do Sul, do 1º Fórum Sul Brasileiro de Professores de Jornalismo. E na segunda-feira (11), às 17h30, o Sindicato promove a oficina “Conselho Municipal e Estadual de Comunicação”, durante o I Fórum da Igualdade, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHOS INTERROMPIDOS
Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
UTI LOTADAS
13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto
VIRUS A SOLTA
Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
FATALIDADE
Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço
GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar