Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Dia de violência no Iraque mata pelo menos 30 pessoas

30 Abr 2007 - 15h24
Pelo menos 30 pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas hoje, em mais uma onda de violência que castigou diversas regiões do Iraque, segundo fontes de segurança locais.

As fontes explicaram que o atentado que deixou mais mortos foi cometido por um suicida em um funeral na localidade de Khalis, 70 quilômetros ao norte de Bagdá. O ataque deixou 15 mortos e mais de 20 feridos, segundo o escritório de segurança da província de Diyala.

O suicida detonou seu cinto de explosivos no meio de uma tenda montada pela família do morto para receber as condolências.

Após o atentado, às 19h (13h em Brasília), um grande número de ambulâncias chegou ao lugar para transferir os mortos e feridos aos hospitais de Diyala.

Um responsável da administração local, Adi al-Khadran, assegurou que o suicida conseguiu entrar na tenda devido à falta de medidas de segurança durante o funeral.

Segundo Khadran, o terrorista se juntou a vários familiares na cerimônia e se deslocou até o centro antes de explodir as bombas.

Um confronto entre um grupo rebelde e forças de segurança deixou ainda seis insurgentes mortos na cidade de Mossul, 400 quilômetros ao norte de Bagdá, segundo fontes policiais.

De acordo com o relato do general-de-brigada Said Ahmed al-Jabouri, porta-voz da Polícia de Mossul, os combates começaram quando o grupo armado tentou atacar uma delegacia da cidade, o que motivou a resposta policial.

Jabouri assegurou que dezenas de insurgentes armados participaram do ataque, no início da manhã.

Também em Mossul, dois policiais morreram e um ficou ferido por causa da explosão de um carro-bomba no sudeste da cidade.

A bomba explodiu enquanto uma patrulha policial de reforço passava, dirigindo-se à delegacia atacada pelos insurgentes.

Além disso, as ações violentas registradas hoje em Bagdá acabaram com a vida de pelo menos sete pessoas e deixaram 44 feridas, informaram porta-vozes da segurança.

Segundo eles, a explosão de um automóvel carregado de explosivos matou dois civis e feriu 15 na praça de Nosur, no bairro de Yarmouk, situado no oeste da capital.

A explosão do carro, às 10h (3h em Brasília), destruiu uma ponte na região. As fontes afirmaram que o atentado tinha como alvo uma patrulha das forças de elite do Ministério do Interior que passava pela área no momento da detonação.

Dezenas de carros ficaram danificados, e a explosão foi ouvida em diferentes pontos, à grande distância da praça.

Em outra tragédia, um civil morreu e quatro ficaram feridos devido à explosão de duas bombas na região sul de Bagdá, nos bairros de Al-Bayaa, de maioria xiita, e de Al-Daura, considerado um bastião dos grupos radicais sunitas.

Poucas horas depois, também em Al-Bayaa, na Avenida 13, um atentado com um carro-bomba tirou a vida de duas pessoas e deixou oito feridas.

O ataque causou o incêndio de uma casa e de uma loja, além de deixar em destroços outros estabelecimentos comerciais e casas próximas.

Em outro incidente, uma pessoa morreu e nove ficaram feridas com a explosão de bombas nas imediações da mesquita Al-Yamea, na área de Al-Chaab, no nordeste de Bagdá.

Pouco depois, no leste da capital, no setor de Al-Talbiya, um atentado a bomba matou um civil e feriu quatro.

A violência persiste no Iraque apesar dos rígidos planos de segurança impostos no dia 14 de fevereiro, em Bagdá, e, posteriormente, em Mossul e outras áreas do país.

 

 

Terra Redação

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados