Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 27 de setembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ZANZI
Brasil

Dia de Campo reúne produtores de banana em Nioaque

8 Out 2010 - 06h15Por Fátima News

“A banana é um produto que não se perde, só dá lucro e resultado”. Com mil pés de banana plantados em 26 hectares, Cícero Francisco dos Santos, 83 anos, agricultor familiar e apicultor, cedeu seu lote no Assentamento Colônia Conceição, em Nioaque, para um Dia de Campo sobre bananicultura promovido pelo Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma.

 

A visita técnica reuniu técnicos e colaboradores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e cerca de 120 pequenos e médios produtores rurais da região cadastrados no Projeto, que atende 11 municípios com ações que promovem o desenvolvimento da agricultura familiar. Durante o encontro, os agricultores receberam além de orientações técnicas sobre o cultivo da fruta como épocas para plantio e trato do solo, informações sobre os benefícios previdenciários de aposentadoria que o trabalhador rural tem direito.

 

Animado com os resultados obtidos, seu Cícero já pensa em aumentar a produção. “Hoje eu tenho mil pés (de banana), mas quero chegar a 10 mil com a ajuda e a orientação dos técnicos. Se eu tivesse participado desse projeto desde o começo, hoje já era rico com banana”, sorri otimista.

 

De acordo com o gestor técnico do Senar/MS, Harduin Reichel, são mais de 550 produtores cadastrados no Território da Reforma e já foram desenvolvidas ações como cursos, oficinas, seminários, visitas técnicas e dias de campo. “A idéia é reformar o campo para uma maior produtividade e ensinar na prática como produzir mais e melhor”, ressalta. “Com planejamento e boa escala de produção, é possível a comercialização”, afirma Paulo Tanoye, Agente de Desenvolvimento Rural do projeto.

 

Segundo o técnico agrícola e coordenador da iniciativa, Antônio Minari Júnior, da média de 57 kg de frutas consumidas anualmente pelo brasileiro, 35 kg são de banana. “Observem o tamanho do mercado que ainda temos para explorar”, indagou. E das 17 mil toneladas de banana nanica que chegam até o Ceasa (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), conforme o técnico, apenas 303 toneladas são produzidas em Mato Grosso do Sul. “Nosso Estado tem grande potencial de produção, porém, somos importadores de banana. Muitos já plantam, mas sem tecnologia e irrigação”, explicou.

 

De acordo com Minari a banana pode ser plantada em qualquer tipo de solo e praticamente durante todo ano, exceto nos períodos de muito frio, desde que o solo tenha sido irrigado. “A irrigação é primordial para comercializar o fruto o ano todo”, garante.

 

O agricultor familiar João de Souza vai repassar o que aprendeu no Dia de Campo aos colegas. “Vou levar para meus companheiros da associação, nós queremos aprender as novas técnicas para ter renda”, enfatizou.

 

Sobre o Território da Reforma

 

O Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma tem o objetivo de desenvolver os pequenos negócios rurais, fortalecendo a organização, diversificação e sustentabilidade do agronegócio. Tem como metas aumentar a venda de produtos da agricultura familiar no mercado local, gerar novos postos de trabalho, aumentar a renda dos produtores rurais e diversificar as matrizes econômicas.

 

O Território da Reforma é uma iniciativa da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Desenvolve ações nos municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracajú, Nioaque, Sidrolândia e Terenos.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Motorista registrou a travessia de uma jiboia na avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. FORA DO HABITAT
VÍDEO: motorista flagra jiboia cruzando pista de avenida no RJ: 'olha isso'
Só queria que me entendessem sem preconceito! PRECONCEITO
Jovem é expulso de casa ao assumir namoro com mulher trans
Yan e um comparsa renderam mãe e filha na rua CRIMINOSO
Bandido morto pela PM arrancou família de carro e agrediu mulher uma semana antes
O diesel não sofreu reajuste. + ALTA
Gasolina sobe 4% nas refinarias, anuncia Petrobras
O total de mortes causadas por covid-19 chega a 138.108, um acréscimo de 0,6% sobre a soma de segunda Saúde
Covid-19: Brasil tem 33,5 mil novos casos e 836 mortes em 24 horas
HERANÇA PORTUGUESA
A herança portuguesa na vida cotidiana do Brasil
Os beneficiários nascidos em janeiro  3,9 milhões de pessoas  poderão sacar AJUDA FINANCEIRA
Caixa paga nova parcela do auxílio emergencial para 5,6 milhões de pessoas
o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo PRESIDENTE NA ONU
Bolsonaro diz que brasileiros receberam mil dólares de auxílio
Imagem: Reprodução/Balanço Geral Londrina FUGA EM MASSA
Presos fogem de cadeia após surto de Covid-19
Material estava dentro de uma bexiga e enrolado com fita isolante PROFUNDEZAS DO CRIME
8 celulares e outros materiais são retirados do ânus de preso