Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Dia de Campo reúne produtores de banana em Nioaque

8 Out 2010 - 06h15Por Fátima News

“A banana é um produto que não se perde, só dá lucro e resultado”. Com mil pés de banana plantados em 26 hectares, Cícero Francisco dos Santos, 83 anos, agricultor familiar e apicultor, cedeu seu lote no Assentamento Colônia Conceição, em Nioaque, para um Dia de Campo sobre bananicultura promovido pelo Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma.

 

A visita técnica reuniu técnicos e colaboradores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e cerca de 120 pequenos e médios produtores rurais da região cadastrados no Projeto, que atende 11 municípios com ações que promovem o desenvolvimento da agricultura familiar. Durante o encontro, os agricultores receberam além de orientações técnicas sobre o cultivo da fruta como épocas para plantio e trato do solo, informações sobre os benefícios previdenciários de aposentadoria que o trabalhador rural tem direito.

 

Animado com os resultados obtidos, seu Cícero já pensa em aumentar a produção. “Hoje eu tenho mil pés (de banana), mas quero chegar a 10 mil com a ajuda e a orientação dos técnicos. Se eu tivesse participado desse projeto desde o começo, hoje já era rico com banana”, sorri otimista.

 

De acordo com o gestor técnico do Senar/MS, Harduin Reichel, são mais de 550 produtores cadastrados no Território da Reforma e já foram desenvolvidas ações como cursos, oficinas, seminários, visitas técnicas e dias de campo. “A idéia é reformar o campo para uma maior produtividade e ensinar na prática como produzir mais e melhor”, ressalta. “Com planejamento e boa escala de produção, é possível a comercialização”, afirma Paulo Tanoye, Agente de Desenvolvimento Rural do projeto.

 

Segundo o técnico agrícola e coordenador da iniciativa, Antônio Minari Júnior, da média de 57 kg de frutas consumidas anualmente pelo brasileiro, 35 kg são de banana. “Observem o tamanho do mercado que ainda temos para explorar”, indagou. E das 17 mil toneladas de banana nanica que chegam até o Ceasa (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), conforme o técnico, apenas 303 toneladas são produzidas em Mato Grosso do Sul. “Nosso Estado tem grande potencial de produção, porém, somos importadores de banana. Muitos já plantam, mas sem tecnologia e irrigação”, explicou.

 

De acordo com Minari a banana pode ser plantada em qualquer tipo de solo e praticamente durante todo ano, exceto nos períodos de muito frio, desde que o solo tenha sido irrigado. “A irrigação é primordial para comercializar o fruto o ano todo”, garante.

 

O agricultor familiar João de Souza vai repassar o que aprendeu no Dia de Campo aos colegas. “Vou levar para meus companheiros da associação, nós queremos aprender as novas técnicas para ter renda”, enfatizou.

 

Sobre o Território da Reforma

 

O Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma tem o objetivo de desenvolver os pequenos negócios rurais, fortalecendo a organização, diversificação e sustentabilidade do agronegócio. Tem como metas aumentar a venda de produtos da agricultura familiar no mercado local, gerar novos postos de trabalho, aumentar a renda dos produtores rurais e diversificar as matrizes econômicas.

 

O Território da Reforma é uma iniciativa da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Desenvolve ações nos municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracajú, Nioaque, Sidrolândia e Terenos.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede da querida Dona Cida, família informa sobre velório e sepultamento
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul