Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Dia 25 de Abril, a Revolução dos Cravos, por José Tibiriçá

25 Abr 2011 - 11h00Por

DIA 25 DE ABRIL, A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

Muitos acontecimentos são festejados no Brasil no mês de abril, como o dia do Indio e dia do Exército Brasileiro em 19 de abril, dia 21 de abril, o dia da execução de Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, Mártir da  Inconfidência Mineira e o descobrimento do Brasil pelos portugueses em 22 de de Abril de  1.500.

Em Portugal hoje é feriado, comemora-se o trigésimo sétimo aniversário da Revolução dos Cravos, simbolizando a queda da Ditadura, marcando o início da Terceira República. Em 5 de outubro de 1910 foi instaurada a primeira ditadura portuguesa, decretando-se o fim da Monarquia, comemora-se no Brasil o dia 05 de outubro, data da promulgação da nossa Constituição em 1988.

Desde o início da República em Portugal, devido a fatores econômicos, sociais  e uma situação econômica periclitante, aconteceu a queda de sucessivos governos, agravando-se com sua participação na segunda guerra mundial. Devido à instabilidade que tomou conta do país, propiciou a derrubada do regime democrático-parlamentar e a instauração de uma ditadura militar com o golpe de 28 de maio de 1926, chefiado por Gomes da Costa.  Portugal viveu sob um regime ditatorial até 25 de Abril de 1974, após sucessivos governos, iniciando-se no ano de 1931, com Antonio de Oliveira Salazar, nomeado Presidente do Conselho de Ministros (chefe de Governo).

Com uma política de austeridade, Salazar conseguiu equilibrar a balança econômico-financeira do país e construir uma imagem de homem de estado forte. Essa imagem e a sua influência teve um peso para a aprovação da nova Constituição, que instauraria o regime do Estado Novo. Parece até que o Presidente Getúlio Vargas fez dela um modelo para sua implantação também no Brasil.

A Constituição de 1933, que instaura o Estado Novo, deu força a um regime autoritário que proibiu os partidos políticos, as greves, estabeleceu a censura e criou a polícia política, um tipo de SNI como o Brasil na época ditatorial. O regime teve seus opositores que viveram na clandestinidade e Salazar criou um estado repressivo, autoritário que dominava pelo medo e pela ignorância. Para esta situação também ajudavam as más condições de vida de grande parte da população e as elevadas taxas de analfabetismo. Era mais fácil para Salazar dominar uma sociedade pobre e sem cultura, igual a política adotada no nordeste brasileiro, onde existem ainda os coronéis da seca, cujo presidente do senado, Sarney é o exemplo, entre tantos discípulos, espalhados por vários estados.

 A oposição começou logo após a implantação da Ditadura Portuguesa em 1926, foi-se fortificando e crescendo à medida que o regime autoritário (1926-1974) perdurava. Ela sempre lutou, perturbou e se opôs às idéias da Ditadura Militar (1926-1933) e do Estado Novo (1933-1974).
Muitos intelectuais e pessoas importantes, como Humberto Delgado, Álvaro Cunhal, Mário Soares e Norton de Matos participaram na oposição, contribuindo para o enfraquecimento do regime. Tratava-se de uma oposição corajosa e sofredora, pois os seus elementos eram vítimas de perseguições e da repressão da polícia - PIDE. Mário Soares também foi vítima,  está com 86 anos, é do PS,  ainda participa da política nacional e está à frente de sua Fundação.

Muitos opositores na época da ditadura foram forçados a exilar-se no estrangeiro, alguns foram assassinados pela PIDE, como sucedeu com o General Humberto Delgado, entre muitos outros.

No início da ditadura, a oposição era desorganizada,  dominada por concepções anarquistas que privilegiavam a ação violenta, radical e armada. Depois os republicanos democráticos organizaram e comandaram várias revoltas como as de 1927, 1928 e 1931 que tiveram lugar na cidade do Porto, Lisboa, Setúbal, Açores, Madeira e Guiné, mas todas elas fracassaram.

A revolta de 1934, organizada pelos comunistas e operários, tentando opor-se à corporativização dos sindicatos, teve lugar na Marinha Grande, mas esta revolta, como as outras, também fracassou. Em 1936 foi criada a Legião Portuguesa com o objetivo de “defender o Património Espiritual” e “combater a ameaça ao comunismo e o anarquismo”. A partir da década de 50 a sua ação caracterizou-se pela colaboração com a PIDE na repressão às forças da oposição, para a qual contribuiu o seu serviço de informação e a vasta rede de informadores. Em 1937, um grupo de anarcossindicalistas tentou assassinar Salazar quando ele se dirigia para a missa, mas o chefe do Governo conseguiu escapar ileso. Em 1943, nasceu o Movimento de Unidade Nacional Anti-Fascista (MUNAF), sendo uma organização política clandestina, pretendia agrupar e reorganizar a oposição (desorganizada naquele tempo). Conseguiu agrupar muitos opositores democráticos, como Mário Soares.

 Em 1945, com a derrota das grandes ditaduras (alinhadas no Eixo), Salazar foi forçado a fazer algumas mudanças "democráticas", nomeadamente a instituição de eleições, para dar uma boa imagem às democracias capitalistas ocidentais. Para preparar a oposição para as eleições (tanto presidenciais como legislativas), o MUNAF foi substituído pelo Movimento de Unidade Democrática (MUD), movimento autorizado por Salazar. Contudo, a oposição não conseguia ganhar as eleições porque estas eram manipuladas secretamente pelo Governo. Este movimento democrático rapidamente recebeu grande apoio popular e conseguiu agrupar muitos opositores ao Estado Novo, principalmente intelectuais e profissionais liberais, por isso o MUD foi dissolvido pelo regime em Janeiro de 1948. Muitos dos antigos membros da MUD continuaram, contudo, a opor-se ao regime e integraram-se na comissão de apoio à candidatura do general Norton de Matos à Presidência da República, em Abril de 1948.

Os opositores participaram das eleições presidenciais de 1949 com Norton de Matos, de 1951 com Quintão Meireles e em 1958 com Humberto Delgado, defendendo a democratização. As eleições de 1958 conseguiram abalar o poder do Estado Novo, deram força e esperança à oposição, mesmo que o candidato opositor Humberto Delgado perdesse. O General Delgado conseguiu reunir em torno dele toda a oposição democrática e teve grande apoio popular. 
Após esta eleição e para não haver mais surpresas, o Governo de Salazar mudou o modelo eleitoral. Em vez de eleger o Presidente da República por sufrágio direto, o Governo criou um colégio eleitoral, composto pelos partidários da União Nacional para elegê-lo, assim não houve mais eleições presidenciais.

Em Março de 1959, várias figuras militares e civis planejaram um golpe de Estado em Lisboa, conhecido como "Golpe da Sé", com objetivo de derrubar Salazar e dizem que esta intenção de golpe foi de inspiração sobretudo católica, mas não conseguiu nenhum êxito.

Com o início da década de 60, a oposição radicaliza-se e torna-se forte, através de atos terroristas, radicais e mais violentos. O regime sofre, também, muitas dificuldades econômico-financeiras, pressão internacional e a classe universitária começou a opor-se também ao regime.Entre 1961 e 1974, Portugal protagonizou uma guerra colonial, motivada pelo combate aos movimentos de independência/libertação que surgiram nas colônias de Angola, Moçambique e Guiné. As colônias portuguesas, designadas por "Províncias Ultramarinas" desde 1951, tinham assistido, há muito tempo a abolição da escravatura, no entanto, a situação sócio-econômica que ali reinava era ambígua, uma vez que existia o trabalho contratual obrigatório. 

Os protestos dos trabalhadores das colônias, numa grande parte “semi-escravos”, eram reprimidos de forma violenta, surgindo movimentos de independência, apoiados pelos trabalhadores oprimidos. O Estado Novo recusou-se a discutir e alterar o essencial da política colonial, tendo fechado todas as portas a uma resolução e um entendimento com os colonos. 
Portugal sob o comando de Zalazar não queria perder o seu império colonial e por isso foram abertas várias frentes de guerra,

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos