Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Destino de resíduos recicláveis é tema de reunião na Capital

14 Ago 2007 - 17h39
Para debater a operacionalização do Decreto 5.940/2006, do governo federal, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, a diretoria regional dos Correios promoveu nesta terça (14), a "1ª Reunião de Articulação de Parcerias dos Correios pelo Meio Ambiente". Estiveram presentes na reunião cerca de 50 representantes de órgãos públicos, empresas privadas e organizações não-governamentais de Campo Grande, como Ibama, Prefeitura, Banco do Brasil, Banco Real, Universidade Federal, IBISS, Exército, Aeronáutica, Receita Federal, Claro, Sebrae, Conselho Regional de Administração, entre outros.
 
Na primeira parte da reunião, representantes da Coopervida Coopervida (Cooperativa dos catadores de materiais recicláveis de Campo Grande) falaram sobre a experiência dos catadores, sua organização e problemas enfrentados desde a fundação da cooperativa até hoje.
 
Em seguida falou o representante da Unitrabalho, Odécio Visintin Rossafa Garcia, que abordou a operacionalização do Decreto 5.940. Para ele a coleta seletiva nos órgãos públicos passa por diversas fases, sendo que o primeiro passo é a constituição de comissões internas para sensibilização dos funcinários quanto à necessidade, importância e formas de se fazer a coleta. "É preciso criar envolvimento", afirma, "mostrando que a coleta seletiva gera renda e preserva o meio ambiente ao mesmo tempo, e nesta fase é necessário se trabalhar três conceitos: reduzir, reutilizar e reciclar". Junto com a sensibilização dos funcionários é preciso se construir a interlocução com as cooperativas. A segunda etapa do processo é fazer o diagnóstico dos materiais que são descartados: onde estão, que tipo, onde e como são recolhidos. Em seguida é preciso se pensar na logística, ou seja formas criativas para se coletar, armazenar e transportar os materiais recicláveis gerados pelas empresas ou orgãos públicos.
 
Para Odécio, a questão da coleta seletiva é das mais importantes hoje na sociedade dada a quantidade enorme de lixo que está sendo gerado diariamente, o que superlota rapidamente os lixões e aterros sanitários. "Na coleta seletiva temos a junção da qualidade de vida, com a inclusão social e a preservação do meio ambiente". Ele destaca também que, assim como está sendo feito em nível federal, podem ser instituídos decretos estaduais e municipais, estabelecendo a coleta seletiva em órgãos e empresas públicas, para destinação às cooperativas. Esse trabalho pode ser feito em parceria com organizações não-governamentais e empresas privadas, pois a questão da destinação dos resíduos é comum a todos.
 
 
 
Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FOTO: REDES SOCIAISSUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS