Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 23 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Desenvolvimento local é tema de novo projeto em Ivinhema

11 Mai 2011 - 15h38Por Assessoria

Ivinhema e mais outros 20 municípios estão inseridos no Prolocal do Sebrae que vai estimular o desenvolvimento econômico e sustentável.

Dentro do projeto de desenvolvimento de Ivinhema, elaborado pela atual administração, estão inseridas ações que têm por objetivo criar possibilidades para que a cidade cresça e se desenvolva cada vez mais. Uma das novidades é a participação no Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico dos Municípios de MS Fundamentado na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Prolocal), realizado pelo Sebrae.

Este programa tem por objetivo estimular o desenvolvimento econômico e sustentável nos municípios a partir do incentivo ao fortalecimento dos pequenos negócios. Cerca de 13.700 empresas urbanas e 5.510 propriedades rurais são o universo de empreendimentos existentes nas 21 cidades sul-mato-grossenses selecionadas pelo Sebrae para participar do Prolocal.

Para o prefeito Renato Câmara, essa é mais um ação que vai contribuir com o desenvolvimento de Ivinhema. “Dentro de nosso grande projeto de desenvolvimento sempre buscamos as parcerias concretas para impulsionar o crescimento de nosso Município. O Sebrae tem cumprido um papel fundamental e estamos contentes em poder participar de mais um projeto como este”, disse ele.

Uma das pessoas que também está à frente dessa iniciativa é Elaine Cristina Escarmanhani, gerente do CIAT – Centro Integrado de Atendimento ao Trabalho de Ivinhema. “Em uma perspectiva ampla, o fortalecimento de pequenas empresas neste momento é de grande importância. É necessário incentivar ainda mais as pequenas empresas para se tornarem grandes amanhã”, destacou ela.

Além de Ivinhema, durante três anos, irão receber as ações do projeto os municípios de Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Caarapó, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Itaquiraí, Maracaju, Mundo Novo, Nioaque, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Selvíria, Sidrolandia e Sonora, selecionados entre as 32 prefeituras que encaminharam propostas para a chamada pública do Sebrae/MS.

Desde a abertura do edital, no mês de março, a seleção buscou contemplar iniciativas que comprovassem ações locais de incentivo às empresas de micro e pequeno porte, a qualificação do agente de desenvolvimento indicado para apoiar nas atividades do projeto e as parcerias estabelecidas em âmbito municipal.

“Algumas cidades apresentaram uma rede de parceiros, com associações, sindicatos e bancos, o que demonstra interesse de vários agentes e possibilidade maior da população local colaborar com o trabalho que será executado no município”, avalia o diretor superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, que complementa: “um dos pontos de partida para que haja o desenvolvimento que está sendo proposto é a percepção de cada um como responsável por este processo”.

Segundo Mendonça, as atividades do Prolocal começam com os lançamentos municipais do projeto com vistas a divulgar à população a iniciativa que envolve Sebrae, Governo do Estado e Prefeituras.

Outra finalidade é para que a comunidade, a classe empresarial e as entidades possam elaborar em conjunto o plano de ações, que prevê a realização de palestras e eventos de capacitação, a formação de equipes técnicas e agentes para municipalizar a Lei Geral e a criação de comitês de gestão com foco no desenvolvimento territorial.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro