Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Desenvolvimento local é tema de novo projeto em Ivinhema

11 Mai 2011 - 15h38Por Assessoria

Ivinhema e mais outros 20 municípios estão inseridos no Prolocal do Sebrae que vai estimular o desenvolvimento econômico e sustentável.

Dentro do projeto de desenvolvimento de Ivinhema, elaborado pela atual administração, estão inseridas ações que têm por objetivo criar possibilidades para que a cidade cresça e se desenvolva cada vez mais. Uma das novidades é a participação no Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico dos Municípios de MS Fundamentado na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Prolocal), realizado pelo Sebrae.

Este programa tem por objetivo estimular o desenvolvimento econômico e sustentável nos municípios a partir do incentivo ao fortalecimento dos pequenos negócios. Cerca de 13.700 empresas urbanas e 5.510 propriedades rurais são o universo de empreendimentos existentes nas 21 cidades sul-mato-grossenses selecionadas pelo Sebrae para participar do Prolocal.

Para o prefeito Renato Câmara, essa é mais um ação que vai contribuir com o desenvolvimento de Ivinhema. “Dentro de nosso grande projeto de desenvolvimento sempre buscamos as parcerias concretas para impulsionar o crescimento de nosso Município. O Sebrae tem cumprido um papel fundamental e estamos contentes em poder participar de mais um projeto como este”, disse ele.

Uma das pessoas que também está à frente dessa iniciativa é Elaine Cristina Escarmanhani, gerente do CIAT – Centro Integrado de Atendimento ao Trabalho de Ivinhema. “Em uma perspectiva ampla, o fortalecimento de pequenas empresas neste momento é de grande importância. É necessário incentivar ainda mais as pequenas empresas para se tornarem grandes amanhã”, destacou ela.

Além de Ivinhema, durante três anos, irão receber as ações do projeto os municípios de Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Caarapó, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Itaquiraí, Maracaju, Mundo Novo, Nioaque, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Selvíria, Sidrolandia e Sonora, selecionados entre as 32 prefeituras que encaminharam propostas para a chamada pública do Sebrae/MS.

Desde a abertura do edital, no mês de março, a seleção buscou contemplar iniciativas que comprovassem ações locais de incentivo às empresas de micro e pequeno porte, a qualificação do agente de desenvolvimento indicado para apoiar nas atividades do projeto e as parcerias estabelecidas em âmbito municipal.

“Algumas cidades apresentaram uma rede de parceiros, com associações, sindicatos e bancos, o que demonstra interesse de vários agentes e possibilidade maior da população local colaborar com o trabalho que será executado no município”, avalia o diretor superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, que complementa: “um dos pontos de partida para que haja o desenvolvimento que está sendo proposto é a percepção de cada um como responsável por este processo”.

Segundo Mendonça, as atividades do Prolocal começam com os lançamentos municipais do projeto com vistas a divulgar à população a iniciativa que envolve Sebrae, Governo do Estado e Prefeituras.

Outra finalidade é para que a comunidade, a classe empresarial e as entidades possam elaborar em conjunto o plano de ações, que prevê a realização de palestras e eventos de capacitação, a formação de equipes técnicas e agentes para municipalizar a Lei Geral e a criação de comitês de gestão com foco no desenvolvimento territorial.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis