Menu
SADER_FULL
quarta, 27 de outubro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Descarrilamento em metrô mata mais de 30 na Espanha

3 Jul 2006 - 11h14
Um descarrilamento de trem ocorrido nesta segunda-feira no metrô de Valencia (leste da espanha) causou a morte de 34 pessoas e deixou outras 21 feridas, segundo autoridades locais. Cerca de 150 pessoas tiveram de ser retiradas da estação Jesús, que fica no bairro de Patraix, centro de Valencia.

Efe
Equipes retiram ferido após descarrilamento de vagões em metrô na cidade de Valencia
Entre os feridos, há quatro em estado grave [entra elas uma mulher grávida]. Todos foram levados para os hospitais Doctor Peset, General, Clínico, Fe e Consuelo.

O rei da espanha, Juan Carlos, assim como o primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero [que está na Índia e deve antecipar sua volta] telefonaram para o governo de Valencia para prestar solidariedade e lamentar o acidente.

O trem descarrilou por volta das 13h (8h de Brasília) quando passava por um trecho de curva na saída da estação Jesús. De acordo com autoridades espanholas, as primeiras investigações descartam a possibilidade de atentado terrorista.

Em 11 de março de 2004, ataques terroristas contra estações de trem de Madri deixaram 191 mortos e cerca de 1.500 feridos.

O Centro de Coordenação de Emergências de Valencia foi alertado sobre o acidente por uma chamada de telefone celular, feita por um dos passageiros que viajavam nos vagões. Logo em seguida, equipes de resgate receberam mais de 20 chamadas de pessoas que também se encontravam nos vagões acidentados.

Efe
Equipes de socorro retiram vítima de acidente de trem na Espanha; 30 pessoas morreram
De acordo com as imprensa espanhola, o descarrilamento ocorreu em uma curva [sinalizada como "zona de precaução"], entre as estações Jesús e Plaza de Espanya.

Luis Felipe Martínez, do governo local, disse que o acidente foi causado pelo excesso de velocidade e pela ruptura de uma das rodas de encaixe ao trilho. A polícia informou que o trem andava tão rápido que um de seus vagões descarrilou, arrastando os demais. Muitas pessoas escaparam dos vagões através das janelas que se quebraram com o descarrilamento.

Anteriormente, outras informações davam conta que o desmoronamento de uma parede lateral de um túnel, por passava o trem, teria causado o acidente.

O metrô de Valencia --terceira cidade espanhola com cerca de 1 milhão de habitantes-- foi inaugurado em outubro de 1998. A rede de 137,6 quilômetros tem quatro linhas com 116 estações conectadas.
 
 
Folha Online

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Julgue com justiça
LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos