Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 24 de setembro de 2021
Busca
Brasil

"Desaposentação" pode favorecer 15 milhões de aposentados

1 Fev 2010 - 05h45Por DiárioNet

Um projeto do deputado Celso Maldaner (PMDB-SC), de número Lei 5668/09, determina que o aposentado que continua trabalhando ou volta à ativa poderá pedir revisão de sua aposentadoria e incorporar o tempo e as novas contribuições ao seu benefício, aumentando o valor recebido. Embora tramite nas comissões da Câmara em caráter terminativo (se aprovado, não precisa ser votado em plenário), não há garantias de se e quando entrar em vigor.
 
Mas um especialista em direito previdenciário, o advogado Guilherme de Carvalho, do escritório G Carvalho, explica que um caminho cada vez mais seguro para obter a desaposentação tem sido a ação na justiça. “Por causa da baixa renda, o cidadão continua na ativa, podendo rever os valores na Justiça. O beneficiário que se aposentou e continuou a trabalhar e contribuir para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) pode rever os valores na Justiça”, garante. De acordo com o especialista, há 15 milhões de pessoas nessas condições.

A Justiça brasileira vem concedendo  pareceres favoráveis, informa. “Tivemos em apenas um dia 51 ações com pareceres favoráveis concedidos pelo Tribunal Regional Federal de São Paulo. O Tribunal da 1º Região em Brasília garantiu a desaposentação de um cliente que recebia mensalmente R$ 1.160,00. Com a revisão dos valores, ele passou a receber o valor máximo pago pela Previdência, R$ 3.218,90.”

Segundo Carvalho, “para quem possui esse direito é necessário o cálculo para saber o quanto a mais passará a receber, mas, isso é um trabalho que será realizado pelo advogado responsável pelo processo”. Ele diz ainda que, até a decisão da justiça, a pessoa beneficiária do INSS continua recebendo normalmente sua aposentadoria.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada