Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Desafio Sebrae começa na próxima semana

2 Ago 2006 - 16h20

Na próxima terça-feira, 8 de agosto, ao meio dia (horário de Brasília) tem início o maior jogo virtual de empreendedorismo do Brasil, o Desafio Sebrae. Em Mato Grosso do Sul 185 equipes compostas por estudantes universitários vão administrar uma empresa virtual do ramo de móveis e madeiras.

 

O Estado ultrapassou a meta, com 840 estudantes devidamente inscritos no Desafio Sebrae 2006. Durante o mês de julho as equipes receberam o kit da competição, com CD e manual de operacionalização do jogo. Alunos de 24 instituições de ensino superior estão participando do Desafio Sebrae, com destaque para a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), que tem o maior número de inscritos, seguida pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

 

Pela primeira vez o curso de Direito é o que apresenta o maior número de participantes do Desafio Sebrae, com 314 participantes, em segundo lugar o curso de Administração de Empresas, com 263 inscritos, e em terceiro o de Engenharia com 73 participantes. Logo atrás vem Ciência da Computação, com 72 participantes e Ciências Contábeis com 55.

 

Segundo a interloucutora do Desafio Sebrae no Estado, Marli Sanches, mais do que atingir uma meta, é perceber que os acadêmicos do Estado sabem que empreender independe do curso que estão fazendo, e da profissão que desejam seguir. “Todos aqueles que fizeram inscrições sabem que, antes de qualquer coisa, eles deverão ser empreendedores na própria carreira, porque ser empresário é uma coisa, empreendedor é outra. O maior prêmio do Desafio Sebrae, é o ganho de conhecimento e competitividade”, afirma.

 

Depoimento - O acadêmico do 8º semestre do curso de administração da Uniderp, Fábio Romeiro Salviano, comenta que está participando do jogo pela terceira vez. “Sempre aprendemos algo diferente na forma de avaliar, ou verificar o processo que o jogo oferece dentro da empresa. Eu estou terminando de ler o manual e percebi que essa versão do jogo está melhor do que as anteriores, pois dá uma noção mais real da situação da empresa, orienta como elaborar um plano de negócio e as estratégias para administrar a empresa”, comenta.

 

Fábio diz que achou interessante a edição deste ano no que diz respeito à questão da responsabilidade social e a gestão ambiental, que também deve ser administrada dentro das empresas. “Nesses últimos semestres estudamos isso na faculdade e tudo ainda está bem fresco para poder ser aplicado”.  O acadêmico é um dos integrantes da equipe ADM_2007_UNIDERP, junto com os amigos Denis, Cleber, Fabrícia e Girlene. 

 

Desafio Sebrae - O Desafio Sebrae é um jogo virtual que estimula o conhecimento empreendedor entre universitários e permite aos estudantes vivenciar experiências reais no gerenciamento de uma empresa. A sétima versão do Desafio Sebrae será sobre móveis e madeiras. A escolha desse tema deve-se a importância que o setor tem na economia nacional. Ele é responsável por 7% do emprego industrial e pela exportação de mais de U$ 1 bilhão em produtos. As 15 mil empresas do setor, de diversos portes, geram mais de 800 mil postos de trabalho.

 

O jogo é composto por cinco fases, sendo as três primeiras jogadas via internet e as duas últimas presenciais. O prêmio para a equipe vencedora é uma viagem para conhecer um centro de empreendedorismo no exterior. As equipes finalistas também ganham cursos do Sebrae e computadores.

 

 

 

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis