Menu
SADER_FULL
sábado, 16 de outubro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Desafio Sebrae começa na próxima semana

2 Ago 2006 - 16h20

Na próxima terça-feira, 8 de agosto, ao meio dia (horário de Brasília) tem início o maior jogo virtual de empreendedorismo do Brasil, o Desafio Sebrae. Em Mato Grosso do Sul 185 equipes compostas por estudantes universitários vão administrar uma empresa virtual do ramo de móveis e madeiras.

 

O Estado ultrapassou a meta, com 840 estudantes devidamente inscritos no Desafio Sebrae 2006. Durante o mês de julho as equipes receberam o kit da competição, com CD e manual de operacionalização do jogo. Alunos de 24 instituições de ensino superior estão participando do Desafio Sebrae, com destaque para a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), que tem o maior número de inscritos, seguida pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

 

Pela primeira vez o curso de Direito é o que apresenta o maior número de participantes do Desafio Sebrae, com 314 participantes, em segundo lugar o curso de Administração de Empresas, com 263 inscritos, e em terceiro o de Engenharia com 73 participantes. Logo atrás vem Ciência da Computação, com 72 participantes e Ciências Contábeis com 55.

 

Segundo a interloucutora do Desafio Sebrae no Estado, Marli Sanches, mais do que atingir uma meta, é perceber que os acadêmicos do Estado sabem que empreender independe do curso que estão fazendo, e da profissão que desejam seguir. “Todos aqueles que fizeram inscrições sabem que, antes de qualquer coisa, eles deverão ser empreendedores na própria carreira, porque ser empresário é uma coisa, empreendedor é outra. O maior prêmio do Desafio Sebrae, é o ganho de conhecimento e competitividade”, afirma.

 

Depoimento - O acadêmico do 8º semestre do curso de administração da Uniderp, Fábio Romeiro Salviano, comenta que está participando do jogo pela terceira vez. “Sempre aprendemos algo diferente na forma de avaliar, ou verificar o processo que o jogo oferece dentro da empresa. Eu estou terminando de ler o manual e percebi que essa versão do jogo está melhor do que as anteriores, pois dá uma noção mais real da situação da empresa, orienta como elaborar um plano de negócio e as estratégias para administrar a empresa”, comenta.

 

Fábio diz que achou interessante a edição deste ano no que diz respeito à questão da responsabilidade social e a gestão ambiental, que também deve ser administrada dentro das empresas. “Nesses últimos semestres estudamos isso na faculdade e tudo ainda está bem fresco para poder ser aplicado”.  O acadêmico é um dos integrantes da equipe ADM_2007_UNIDERP, junto com os amigos Denis, Cleber, Fabrícia e Girlene. 

 

Desafio Sebrae - O Desafio Sebrae é um jogo virtual que estimula o conhecimento empreendedor entre universitários e permite aos estudantes vivenciar experiências reais no gerenciamento de uma empresa. A sétima versão do Desafio Sebrae será sobre móveis e madeiras. A escolha desse tema deve-se a importância que o setor tem na economia nacional. Ele é responsável por 7% do emprego industrial e pela exportação de mais de U$ 1 bilhão em produtos. As 15 mil empresas do setor, de diversos portes, geram mais de 800 mil postos de trabalho.

 

O jogo é composto por cinco fases, sendo as três primeiras jogadas via internet e as duas últimas presenciais. O prêmio para a equipe vencedora é uma viagem para conhecer um centro de empreendedorismo no exterior. As equipes finalistas também ganham cursos do Sebrae e computadores.

 

 

 

 

Fátima News

Leia Também

BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'
NAUFRÁGIO
Barco naufraga e duas pessoas desaparecem; buscas continuam nesta segunda (11)
FOTO: REDES SOCIAIS DESCARGA FATAL
Jovem morre ao desligar geladeira da tomada após queda de raio