Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Deodápolis recebe equipe do Hospital do Câncer de Barretos

8 Nov 2010 - 05h36Por Wilson Amaral / MS CIDADES

Deodápolis recepcionou os profissionais da Unidade Móvel do Hospital do Câncer de Barretos (SP), Fundação Pio XII, que esteve atendendo gratuitamente em Deodápolis, neste sábado dia 6 de novembro.

O prefeito de Deodápolis Manoel Martins disse que é de suma importância esse atendimento que beneficia muitas pessoas do município e a secretaria de saúde está disposição para auxiliar todos os pacientes que precisem se deslocar até Barretos para tratamento destacou o prefeito. A primeira Dama Cireni Passarini e o secretário de saúde Fábio César, juntamente com as enfermeiras Ivone dos Reis Campos, Juliana dos Reis Campos Matos estiveram recepcionando e auxiliando a equipe de Barretos.

Segundo o Secretário de Saúde Fábio César quem faz o exame não é porque tem câncer e sim uma forma de prevenir, pois essas pessoas encaminhadas pela secretaria são pessoas que tem algum historico na família ou algum mancha na pele entre outros destaca o secretário.

 

A carreta esteve estacionada no Centro de Múltiplo Uso, com uma equipe composta por diversos profissionais, entre eles, o médico oncologista Rafael Luiz Haikel Júnior, a enfermeira Silvia Martins e as técnicas Priscila dos Santos, Gislene da Costa, Natália de Souza, e o motorista Eduardo Teixeira. No local, foram realizados 112 exames, sendo 40 de próstata, 45 preventivos de colo uterino e 27 de pele, no local foram realizadas 2 cirurgias, e 2 pacientes serão encaminhados para já com data pré estabelecida e todos serão encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os exames foram realizados durante todo o dia, previamente, agendados pelos agentes comunitários de saúde, após triagem entre a população. Segundo o médico oncologista, os exames serão encaminhados ao Hospital de Barretos, para serem analisados por uma equipe médica e, em seguida, devolvidos ao município. “Se houver alterações, os pacientes serão convocados, lembrando que isso não significa que eles estejam com câncer, mais sim, apenas submetidos a novos exames”, ressalta Rafael Luiz Haikel Júnior.

A Unidade Móvel possui todo o suporte necessário para a realização de exames, e contém um elevador hidráulico, garantido maior conforto aos pacientes com dificuldade de acesso à carreta.

O seu interior é dividido em três consultórios, um de próstata e dois para exames ginecológicos. Ainda, um centro cirúrgico, utilizado para biopsia, dependendo de cada caso.

Definição do CÂNCER

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.


Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

Existem vários casos no Brasil, casos tristes que as pessoas às vezes por falta de conhecimento e vergonha deixam de ir ao médico e de fazer os exames de rotinas e que quando procuram o atendimento já é tarde de mais, precisamos sim de alertar, conscientizar as pessoas da importância desses exames que quanto mais cedo é diagnosticado mais fácil e rápido será o tratamento e a cura destacou a enfermeira Juliana Campos.

A visita da carreta de Barretos ao município de Deodápolis, segundo diretores da instituição, é uma forma de retribuir a colaboração do município feitas através das doações das festas realizada no município e repassadas ao Hospital de Barretos. Todo ano é feita a festa para o hospital do câncer em Presidente Castelo e toda a renda é enviado ao Hospital. Nesta Segunda-Feira a Carreta está atendendo em Glória de Dourados. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS