Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Deodápolis cria Coordenadoria Municipal de Defesa Civil

12 Dez 2006 - 14h18
O prefeito de Deodápolis, Manoel José Martins (PSDB), com apoio da Coordenaria Estadual de Defesa Civil, instala o Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), no município. O projeto piloto, inédito em Mato Grosso do Sul, será responsável pelo planejamento, articulação, coordenação, mobilização e gestão das ações de defesa civil, no âmbito do município.

Manezinho explica que, como é no município que os desastres acontecem, a ajuda externa normalmente demora a chegar, “portanto, é importante que a comunidade e a administração municipal estejam conscientes da necessidade de um órgão governamental e de associações comunitárias, que visem à segurança da coletividade”.

As ações mais importantes a serem desenvolvidas pela Comdec, segundo o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Calixto, são as preventivas, que têm por objetivo evitar que o desastre ocorra. “São realizadas antes do desastre, no período de normalidade”, observa o coordenador, argumentando que, “é também, na normalidade que a comunidade deve preparar-se para enfrentar a ocorrência do desastre, pois se as pessoas estiverem preparadas sofrerão muito menos danos e prejuízos”.

A principal atribuição da Comdec em Deodápolis, que tem também o aval do comando-geral do Corpo de Bombeiros, através do coronel Archimedes, é conhecer e identificar os riscos de desastres no município. “A partir deste conhecimento é possível preparar-se para enfrentá-los, com a elaboração de planos específicos onde é estabelecido o que fazer, quem faz, como fazer e quando deve ser feito”, argumenta Manezinho.

O prefeito adianta, ainda, que em breve será instituída a presidência municipal da Comdec, já aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores. Também, para a implantação do projeto piloto, o município já conta com dois caminhões/tanques, uma ambulância e uma equipe operacional, formada por três homens da Defesa Civil e sete cedidos pela prefeitura.

A partir de hoje, conforme adianta Manezinho, a equipe inicia instalação de hidrantes em pontos estratégicos da sede do município e, posteriormente, nos distritos de Lagoa Bonita, Presidente Castelo, Vila União e Porto Vilma.

Para Manezinho, que se diz orgulhoso com o projeto inédito no município, a participação da comunidade é de suma importância para o êxito das ações. “Na verdade, queremos formar uma equipe de trabalho formada por 12 mil voluntários”, enfatiza o prefeito, convocando toda a população a engajar-se nas ações, “pois através da prevenção estaremos reduzindo ao máximo a intensidade dos danos e prejuízos”.
 
 
 
Diário MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis