Menu
SADER_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Deodápolis cria Coordenadoria Municipal de Defesa Civil

12 Dez 2006 - 14h18
O prefeito de Deodápolis, Manoel José Martins (PSDB), com apoio da Coordenaria Estadual de Defesa Civil, instala o Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), no município. O projeto piloto, inédito em Mato Grosso do Sul, será responsável pelo planejamento, articulação, coordenação, mobilização e gestão das ações de defesa civil, no âmbito do município.

Manezinho explica que, como é no município que os desastres acontecem, a ajuda externa normalmente demora a chegar, “portanto, é importante que a comunidade e a administração municipal estejam conscientes da necessidade de um órgão governamental e de associações comunitárias, que visem à segurança da coletividade”.

As ações mais importantes a serem desenvolvidas pela Comdec, segundo o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Calixto, são as preventivas, que têm por objetivo evitar que o desastre ocorra. “São realizadas antes do desastre, no período de normalidade”, observa o coordenador, argumentando que, “é também, na normalidade que a comunidade deve preparar-se para enfrentar a ocorrência do desastre, pois se as pessoas estiverem preparadas sofrerão muito menos danos e prejuízos”.

A principal atribuição da Comdec em Deodápolis, que tem também o aval do comando-geral do Corpo de Bombeiros, através do coronel Archimedes, é conhecer e identificar os riscos de desastres no município. “A partir deste conhecimento é possível preparar-se para enfrentá-los, com a elaboração de planos específicos onde é estabelecido o que fazer, quem faz, como fazer e quando deve ser feito”, argumenta Manezinho.

O prefeito adianta, ainda, que em breve será instituída a presidência municipal da Comdec, já aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores. Também, para a implantação do projeto piloto, o município já conta com dois caminhões/tanques, uma ambulância e uma equipe operacional, formada por três homens da Defesa Civil e sete cedidos pela prefeitura.

A partir de hoje, conforme adianta Manezinho, a equipe inicia instalação de hidrantes em pontos estratégicos da sede do município e, posteriormente, nos distritos de Lagoa Bonita, Presidente Castelo, Vila União e Porto Vilma.

Para Manezinho, que se diz orgulhoso com o projeto inédito no município, a participação da comunidade é de suma importância para o êxito das ações. “Na verdade, queremos formar uma equipe de trabalho formada por 12 mil voluntários”, enfatiza o prefeito, convocando toda a população a engajar-se nas ações, “pois através da prevenção estaremos reduzindo ao máximo a intensidade dos danos e prejuízos”.
 
 
 
Diário MS

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS