Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Demanda por álcool puxa produção de cana-de-açúcar em 13%

14 Mai 2007 - 07h55

A demanda por etanol elevará a safra da cana-de-açúcar em 12,7% em 2007 em relação ao ano anterior, segundo o IBGE. A colheita do produto deverá somar 513 milhões de toneladas, numa área de 6,7 milhões de hectares (8,9% maior do que a área da safra anterior). Somente em São Paulo, maior produtor de cana do País, a safra deverá chegar a 296 milhões de toneladas.

Em Mato Grosso do Sul, até 2012 a produção de cana no estado deve crescer 620%. Diante dessa perspectiva, o governo do Estado começa a buscar transferência de tecnologia. A idéia é ganhar mais produtividade e ampliar o período da safra, concentrada nos meses de abril a novembro.

Segundo projeção do Conselho de Desenvolvimento Industrial da Secretaria de Estado da Produção, Comércio, Indústria e Turismo, até 2009 algo em torno de 710,5 mil hectares serão ocupados pela cultura canavieira. Até lá 31 novas usinas estarão operando em plena capacidade, com investimentos de R$ 4,5 bilhões. Nessa fase, essas agroindústrias terão capacidade de moagem de 56,4 milhões de toneladas/ano e produção de 11,3 milhões de toneladas de açúcar e mais de 2 bilhões de litros de álcool por ano.

Hoje MS tem 10 usinas em funcionamento. Das 31 destilarias projetadas. entre 10 e 15 devem se instalar ainda em 2007, segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar e de Álcool de Mato Grosso do Sul, José Pessoa Queiroz Bisneto, um dos primeiros usineiros a investir no estado.

Além do incentivo fiscal, decreto promulgado pela Assembléia Legislativa autoriza o Poder Executivo a promover isenção total do ICMS durante 15 anos aos produtores que promoverem reflorestamento e plantação de cana-de-açúcar para abastecimento de usinas de álcool ou produção de açúcar. Para a secretária da Produção, Indústria, Comércio e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa, um aspecto importante da nova base econômica é a geração de emprego. O setor sucro-alcooleiro, que hoje emprega 15.074 pessoas, deve chegar a 43.238 postos de trabalho.

Em nível nacional, segundo o gerente do LSPA (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola), Neuton Rocha, o plantio da cana-de-açúcar tem avançado sobre áreas de pastagens "velhas e degradadas". Segundo ele, essas áreas estão sendo arrendadas por usineiros por prazos longos, a partir de cinco anos.

O arrendamento dessas áreas, explica, muitas vezes são mais lucrativos para os agricultores do que alguns grãos ou, até mesmo, a pecuária. "E sai do risco da cultura, já que tem um lucro certo", afirma. Os usineiros cuidam de todo o processo, desde o preparo do solo até a colheita. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

 

TV Morena

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho