Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Demanda de empresas por crédito tem a maior alta em 17 meses

18 Mar 2010 - 10h39Por Agência Brasil
Pesquisa divulgada ontem (17) pela Serasa Experian indica que a demanda de empresas por crédito cresceu 11,4% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo a entidade, essa é maior alta é 17 meses.

Para o economista, Luiz Rabi, da Serasa Experian, os dados refletem o desempenho da economia brasileira.

"É um sintoma do bom andamento da economia e um sinal de que as empresas estão buscando crédito não apenas para atender à demanda da economia e sim porque também estão mais confiantes nos seus negócios, tanto que estão investindo", destacou.

Calculado mensalmente, o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito mostra que no acumulado dos dois primeiros meses do ano a maior procura por crédito foi verificada nas regiões Nordeste (11,6%) e Centro-Oeste (10,3%).

"A Região Nordeste deve se destacar mais em 2010 por conta dos investimentos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e das obras de infraestrutura", explicou Luiz Rabi.

Proprietário de uma indústria de médio porte que fornece equipamentos para a construção civil, o empresário Renato Farias, de Salvador, buscou um empréstimo para aumentar a produção e a capacidade de atender os clientes.

"Houve demanda dos consumidores, tivemos que produzir mais. Mas não foi apenas para isso que peguei o empréstimo, eu precisava manter o estoque e aumentar a produção de bens de consumo", afirmou.

Segundo o economista Luiz Rabi, o empresariado segue a tendência de Farias, que usou crédito para investir na sua indústria.

Dona de uma agência de design, a empresária Karen Santos, de São Paulo, recebeu uma oferta do gerente do banco para pegar um empréstimo e resolveu usar duas linhas: a de capital de giro e a do cheque especial.

"O gerente me ligou oferecendo [crédito] porque viu que eu estava movimentando bem a conta. Usei o dinheiro como capital de giro e aproveitei para investir em novos equipamentos".

A pesquisa da Serasa Experian aponta que as empresas como a de Karen, do setor de serviços, lideraram a procura pelo crédito.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento nesse setor foi de 13,% em fevereiro, enquanto no comércio cresceu 10,6% e na indústria, 7,9%.

Luiz Rabi lembrou que o setor industrial é muito ligado ao de exportações, que ainda não se recuperou totalmente da crise financeira internacional. "Aquelas indústrias preocupadas em atender o mercado interno, bem como o comércio e setor de serviços, são as que vão ser mais privilegiadas nesse contexto", disse.

Outro dado do estudo é que na Região Norte a demanda das empresas por crédito foi 12,5% maior em fevereiro na comparação com igual mês de 2009.

"Para nós foi necessário porque eu precisava investir em mercadorias", contou a proprietária de uma loja de moda feminina de Belém, Fabrisia Almeida.

Segundo ela, o dinheiro também foi usado para construir a loja em um novo shopping da cidade. "Também precisei comprar equipamentos."

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS