Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 20 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Demanda chinesa por soja deve continuar forte em 2011

As importações chinesas de soja deverão totalizar 58 milhões de toneladas na temporada 11/12.

4 Mai 2011 - 06h25Por Diário de Cuiaba

A demanda chinesa por soja deve continuar forte em 2011, beneficiando mercados produtores - como o brasileiro – em especial Mato Grosso, maior parceiro da China e responsável pelo suprimento de um terço das necessidades de consumo da oleaginosa daquele país. As importações chinesas de soja deverão totalizar 58 milhões de toneladas na temporada 11/12, com aumento de 5,5% sobre o total adquirido no ano anterior, de 55 milhões de toneladas. A projeção é Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

“A China é um mercado muito importante para Mato Grosso, só precisamos resolver o nosso problema de infra-estrutura e logística para chegarmos à Ásia com produtos mais competitivos”, afirma o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), Glauber Silveira.

Segundo ele, o mercado asiático é altamente promissor para Mato Grosso, Estado vocacionado para atender a Índia e a China, sobretudo por ser um dos principais fornecedores de commodities agrícolas do mundo. “As oportunidades são muitas, basta que os empresários saibam aproveitá-las”.

Para se ter uma ideia de quanto a demanda chinesa aumentou nos últimos anos, basta lembrar que as exportações brasileiras saltaram de 25 milhões de toneladas para 46 milhões de toneladas nos últimos cinco anos, incremento de 84%. O fundamental neste momento, na avaliação dos produtores, é entrar com mais agressividade ao mercado que mais cresce no mundo. “Mato Grosso não faz nenhuma promoção comercial na China, apenas está reagindo a uma demanda por commodities”, afirma Glauber Silveira, que já fez algumas viagens à China e conhece o mercado asiático.

Os produtores consideram o mercado chinês o mais importante do mundo para Mato Grosso, lembrando que o país produz apenas 17 milhões de toneladas de soja e é dependente de importações para dar conta de alimentar toda sua população. Mato Grosso, um estado, produz muito mais que o país asiático. Para a atual safra 10/11, as projeções apontam para uma produção acima de 20 milhões de toneladas, recorde para o Estado. “Também precisamos da China, que compra mais de 50% de toda a nossa produção de grãos. O que os produtores devem fazer é intensificar este comércio que já está firme e se apresenta bastante promissor. Acho que os interesses se completam para ambos”, analisa.

Mesmo a China sendo autossuficiente em trigo, arroz e milho, o país compra mais da metade das exportações mundiais de soja, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

PRODUÇÃO - Segundo o último relatório do USDA, divulgado no mês de abril, a produção mundial de soja foi revista em 261 milhões de toneladas, 2,57 milhões de toneladas acima ao do mês anterior. O consumo mundial também foi reajustado, porém, negativamente com um volume de 840 mil toneladas a menos. O Brasil se destacou no relatório com um aumento no seu share (mercado) mundial na produção, que agora atinge 28%, 1% a mais que o mês anterior. Ainda conforme o USDA, o volume dos estoques iniciais de grão no mundo desta safra será de 59 milhões de toneladas, 38,6% maior que o ano anterior. O destaque está na Argentina, que terá 38% de todo este estoque inicial.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro
PROVA DO ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho
HORROR NA NOITE
Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados
DOR E DESCASO
Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério