A prefeita Délia Razuk (PMDB) reuniu a classe artística de Dourados nesta terça-feira e pediu apoio para a criação das Secretarias de Cultura e da Juventude. Os projetos já estão na Câmara e deverão ser votados nas próximas sessões, segundo o líder da prefeita no legislativo, Albino Mendes. O assessor jurídico da prefeitura, Paulo César Nunes, e a assessora especial Elizabeth Salomão acompanharam a reunião.
O projeto de lei de autoria do Executivo prevê a criação da Secretaria Municipal de Cultura, com o desmembramento da Funced (Fundação Cultural e de Esportes), e da Secretaria Municipal da Juventude – uma medida inédita no município de Dourados. As novas pastas vão garantir mais eficiência no processo de implementação de políticas públicas para esses setores, segundo a prefeita.
Délia Razuk esclareceu à classe artística e representantes de jovens que a criação da Secretaria de Cultura e da Secretaria da Juventude vai garantir mais investimentos para ambas às áreas. Segundo ela, é necessário que as pastas sejam criadas o mais rápido possível para que possam começar a desenvolver os projetos e a viabilizar recursos.
Um dos motivos para criação da Secretaria de Cultura é a dificuldade na viabilização de recursos federais destinados ao setor.
Délia ressaltou que a cultura é uma área em franco desenvolvimento em Dourados, principalmente no atendimento aos interesses da comunidade. "Sabemos onde há cultura, não há guarida para a violência e criminalidade", destacou.
Vários artistas estiveram presentes à reunião. Emanuel Marinho, educador e poeta e que ministra oficinas de contação de historia na região de Dourados, disse que a secretaria é uma forma de conseguir recursos para o desenvolvimento dos projetos culturais da cidade. "A gente sabe da importância da cultura para a comunidade, principalmente para reduzir a violência, através de ações culturais", afirmou.
Empenho da prefeita
Gleiber Nascimento, presidente do Conselho Municipal da Juventude, declarou que os jovens representam atualmente uma grande parcela da população e precisam ter maior participação nas questões envolvendo a sociedade.
Ele parabenizou o empenho da prefeita Délia Razuk em propor o projeto para criação da Secretaria Municipal da Juventude. Para ele, essa decisão vai garantir ao município condições de focar mais a política da juventude.
"A PEC da juventude já foi votada e a política para o setor incluída na Constituição Federal. Com a criação dessa pasta em Dourados, teremos respaldo para garantir a efetivação das políticas públicas voltadas aos jovens", enfatizou Gleiber Nascimento.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22

Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos

Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho

Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados

Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério

Trabalhador afastado por Covid-19 tem direito a auxílio-doença do INSS

Veja as opções de pagamento do IPVA com desconto

Casa Verde e Amarela substitui Minha Casa Minha Vida com opção para renegociar dívidas e menos juros

Santos atropela Boca Jr e terá o Palmeiras numa final Brasileira
