Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Delegado diz à CPI que dinheiro do dossiê não saiu do PT

19 Out 2006 - 15h25

Integrantes da CPI dos Sanguessugas disseram que o delegado Diógenes Curado --responsável pelas investigações do dossiê antitucano que seria comprado por integrantes do PT-- confirmou hoje à comissão que parte do dinheiro que seria utilizado para comprar o dossiê antitucano passou por bancas do jogo do bicho no Rio de Janeiro. O delegado negou, porém, que o dinheiro tenha saído do PT.

Segundo ele, o PT transportou o dinheiro, mas não há informações que indiquem que o montante saiu dos cofres do partido. Em sabatina à Folha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que duvidava que o dinheiro pudesse ter saído da sua campanha, mas que se ficasse comprovado um crime eleitoral iria "pagar" por isso.

"Ele deixou claro que o dinheiro, no entender dele, não é do PT. É um dinheiro transportado, de responsabilidade, conduzido por petistas. Isso não quer dizer que lá adiante ele não chegue a essa conclusão. Mas que agora não há porque afirmar isso", disse o vice-presidente da CPI dos Sanguessugas, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), que conversou hoje com Curado.

Em relação ao jogo do bicho, o delegado afirmou que não há dúvidas de que parte do valor passou por bancas de bicheiros no Rio de Janeiro, mas preferiu manter as informações em sigilo. "Ele disse que tem dinheiro que vem do jogo do bicho, entretanto afirmou que para o bom andamento dos trabalhos não vai dizer o valor, para qual bicheiro e de onde veio o dinheiro. Mas confirmou que não restam dúvidas de que parte do dinheiro veio do jogo do bicho", disse Jungmann.

O restante do valor, segundo o delegado disse à CPI, "veio de corretoras e de saques que foram tirados abaixo do limite que chamaria atenção do Coaf, de várias agências bancárias, para dificultar ao máximo o rastreamento".

Ainda hoje, Curado deve encaminhar à Justiça de Mato Grosso um relatório parcial sobre as investigações do dossiê. O documento apresenta uma relação das corretoras e casas de câmbio suspeitas de terem repassado os dólares que seriam usados na compra do dossiê. A CPI vai enviar um dos técnicos da comissão a Cuiabá para obter uma cópia do documento.

A comissão espera também obter até amanhã informações sobre as quebras de sigilo das pessoas envolvidas com o escândalo e o cruzamento dos dados do rastreamento do dinheiro. Durante o final de semana, técnicos e integrantes da CPI vão trabalhar em Brasília para análise do material. A próxima reunião da CPI está marcada para o dia 31.

 

 

Folha Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos