Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 28 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Delegacia Virtual realizou mais de 1,5 mil atendimentos em janeiro

15 Fev 2010 - 07h16Por Notícias.MS
Campo Grande (MS) – Para fazer o registro de boletins de ocorrência nem sempre é necessário que o cidadão se dirija até uma delegacia de polícia. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Civil, disponibiliza a Delegacia Virtual (Devir), que somente durante o mês de janeiro já realizou 1.506 atendimentos. Na Devir é possível informar à polícia sobre furtos, extravios de objetos e documentos ou pessoas desaparecidas – mesmo procedimento também disponível nas delegacias convencionais. 

         De acordo com balanço das atividades de janeiro, a maior demanda de procura pela Devir é para o registro de extravios. Foram 1.426 extravios no último mês – índice bastante acima dos casos de furtos registrados através do site, que indicou 76 casos. Em relação aos boletins de desaparecimento de pessoas, foram quatro do sexo masculino.

 

         A população pode acessar a Devir através do site www.devir.pc.ms.gov.br/dv. Os boletins registrados pela Devir têm a mesma validade jurídica de um registro feito em uma delegacia comum. O processo de registro é rápido, podendo ser efetuado em cerca de cinco minutos.

 

         Etapas

 

         Apenas quatro passos são necessários para a efetuação do B.O. digital: primeiro é necessário fazer o preenchimento de um formulário disponível no sistema. Depois disso, um pedido de confirmação é enviado para o e-mail indicado, lá o usuário vai encontrar um link para clicar e ter o pedido do registro validado.

 

         O registro de Boletim de Ocorrência para furtos simples e extravio é feito em quatro passos, com o preenchimento de informações em formulário que o próprio sistema disponibiliza – é importante preencher todos os dados para não receber recusa do sistema. Terminada essa etapa, um pedido de confirmação é enviado automaticamente para o e-mail fornecido pelo usuário. É preciso abrir essa mensagem e clicar no local indicado para ter o pedido de B.O. validado.

 

         Após validado, o pedido de boletim de ocorrência passa a ser analisado pelo agente de plantão. O contato com o denunciante é feito em, no máximo, 30 minutos por meio de e-mail ou telefone, caso haja a necessidade de complemento de dados.

 

         Na página da Delegacia Virtual ainda é possível verificar o cadastro de pessoas desaparecidas, apresentar denúncias (que diferem das características do B.O. On-line), e consultar o banco de pessoas procuradas pela Polícia Civil.

 

Balanço

 

         De 2008 para 2009, o número de registros cresceu 61,5%. Há dois anos, eram 5.109 boletins de ocorrência; no ano passado, foram 13.297 boletins de ocorrência, com maior volume (12.588) para extravios, em sua maioria de documentos. No montante de 2009, foram 709 furtos simples e 47 desaparecimentos. O mês com maior número de registros foi novembro, com 1.345 boletins cadastrados. 

 

         Em 2008, o site da Devir passou por atualização nos meses de abril, maio e junho. Ao todo, foram registrados 4.612 boletins para extravio, 487 de furtos simples e dez desaparecimentos. No ano de 2007, a Delegacia Virtual contabilizou 5.770 registros – sendo 4.991 extravios, 779 furtos simples e nove desaparecimentos. Já em 2006, foram 6.019 boletins, dos quais 80% são de extravios de documentos, com 4.801 casos.

Bianca Caruso

Leia Também

CARRO DESGOVERNADO
Aluno de 13 anos é atropelado e prensado contra muro de colégio por carro desgovernado
SOB INVESTIGAÇÃO
Amigos saem para pescar e encontram cadáver boiando em rio
DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore