Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Delcídio viabiliza quimioterapia paa pacientes de Corumbá

31 Out 2006 - 07h54
Por solicitação do senador Delcídio do Amaral (PT/MS), o Ministério da Saúde acaba de autorizar o credenciamento de uma unidade de tratamento quimioterápico no Hospital de Caridade de Corumbá, que vai oferecer atendimento gratuito a pacientes portadores de câncer em Corumbá e Ladário.
         - O governo do estado está investindo R$ 120 mil na montagem do serviço, que começará a funcionar ainda no mês de novembro e vai oferecer muito mais conforto a centenas de pacientes que até agora são obrigados a buscar atendimento em Campo Grande. Muitas dessas pessoas, que moram em regiões distantes do Pantanal, viajam dois dias de barco até chegar a Corumbá, e mais um dia de ônibus até a capital, para receber o tratamento. A viagem de volta dura o mesmo tempo e impõe um sacrifício enorme a esses pacientes, porque eles estão debilitados em conseqüência dos medicamentos utilizados na quimioterapia. Agora, graças ao investimento do governo do estado e ao trabalho do senador Delcídio em Brasília, esse sofrimento vai ser amenizado – explicou o secretário estadual de saúde, Matias Gonzáles.
         O secretário disse que o Ministério da Saúde ficou sensibilizado com a situação dos pacientes que são portadores de câncer e vivem na região do Pantanal.
         - Era preciso convencer as autoridades de Brasília que nós precisávamos de um atendimento diferenciado em Mato Grosso do Sul. As distâncias no Pantanal são enormes e a maior parte dos deslocamentos é feita de barco, com quase nenhum conforto. O estado dispunha dos recursos para montar o serviço em Corumbá, mas precisava do credenciamento do ministério para remanejar os recursos do SUS e aplica-los no custeio da quimioterapia. O trabalho do senador Delcídio foi fundamental nesse processo – revelou Gonzáles.
         Só no Hospital do Câncer de Campo Grande são atendidos regularmente 350 pacientes que vem de Corumbá e Ladário, sem contar aqueles que recebem a quimioterapia em outros hospitais da capital. Agora eles não precisarão mais enfrentar a estrada em busca de atendimento.
         - O ganho para a qualidade de vida dessas pessoas é enorme – lembrou o secretário.
         Para Delcídio, a decisão do Ministério da Saúde representa mais uma batalha vencida na luta para aprimorar os serviços prestados a população.
         - Desde que recebi esse pedido das autoridades de saúde e de lideranças expressivas da comunidade corumbaense e ladarense, empenhei-me pessoalmente, sem alarde, como eu costumo fazer as coisas. Conversei com o ministro, com o pessoal da área técnica, mostrei a eles que a região tem características únicas no país e, graças a Deus, eles tiveram a sensibilidade de entender a situação. Agora é colocar o serviço em funcionamento e atender ao povo, que precisa. Novas batalhas virão e eu vou estar aqui pronto, vigilante, honrando o mandato que a população sul-mato-grossense me confiou – afirmou o senador.
 
 
Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon